Midori Hamada

Divide o tempo entre estudos aleatórios,garimpagem em sebos e brechós,e picolé com os amigos.

Traveling Wilburys, a espontaneidade da música e da amizade.

Traveling Wilburys foi um sucesso,pelo melodia e pelas letras.E não foi necessário que os nomes Dylan,Harrison nem Orbison fizessem uso de sua imagem para isso.A liberdade e o prazer que encontravam juntos ficou gravado e expresso nas faixas espontâneas e criativas dos dois álbuns da banda,e foi essa originalidade que atingiu tão forte o público.


37.jpg

Quando em 1987, George Harrison voltava de sua aposentadoria com o lançamento do álbum Cloud Nine, ninguém sabia o que esperar deste Beatle recluso. Mas a maior surpresa, não apenas dos fãs, veio um pouco depois quando a Warner Bros Records, pediu a George que incluísse um B-side, uma faixa adicional inédita, do single This is Love.

Seguindo a mesma linha de criação de Cloud Nine, que contou com a participação de grandes artistas como Eric Clapton, Elton John, Gary Wright, Jeff Lynne e Ringo Starr, Harrison aproveitou os dias de folga no estúdio de Bob Dylan e com os amigos Roy Orbison, Tom Petty e o próprio Jeff Lynne por perto, resolveu trabalhar na nova música.

traveling_wilburys_001.jpg

Alguns dias depois, George Harrison foi até a Warner Bros, pronto pra tocar o B-side. Esta faixa, que seria um pequeno tempero ao disco, era nada menos que “Handle With Care”. Os produtores ficaram sem palavras, o vocal de Roy Orbison era magnifico e George havia feito mais uma vez mágica com sua guitarra. “Os meninos realmente conseguiram”, foram as palavras dos produtores, “ Será que não conseguimos transformar isso em um álbum?”. Há quem diga que a humildade de Harrison nunca o deixaria sugerir ele mesmo essa ideia, mas a instantaneidade com que aceitou a proposta mostrava que ele e o resto da futura banda já tinham tudo isso resolvido.

Os cinco músicos decidiram então não usar os próprios nomes, nem mesmo como letristas, e como durante a gravação do disco anterior Lynne e Harrison chamavam de wilburys os pequenos defeitos sonoros e interferências, eles se auto intitularam The Trembling Wilburys, que mais tarde se tornou Traveling Wilburys. Adotaram novos nomes, sendo Nelson, Otis, Lefty, Charlie T. e Lucky Wilbury respectivamente George Harrison, Jeff Lynne, Roy Orbison, Tom Petty e Bob Dylan.

28.jpg

A banda, que nasceu da espontaneidade e do prazer de estarem juntos, foi um território novo para cada um deles, cinco estrelas muito bem sucedidas e reconhecidas no mundo da música podiam aproveitar esse ambiente ausente de ego, onde todo mundo podia escrever, tocar, cantar e sim, se divertir com os amigos.

Além de se respeitarem e admirarem, a presença de Roy Orbison, aquele a quem Elvis disse ser a melhor voz, era um ídolo para todos eles.

Devido à turnê de Bob Dylan, os Wilburys Brothers conseguiram em 10 dias gravar as 10 músicas para o álbum Traveling Wilburys Vol.1 e os arranjos seriam feitos em Londres, sem Bob.

Traveling Wilburys Vol. 1 foi um incrível sucesso, lançado em outubro de 1988, chegando ao 79º lugar dos melhores discos dos anos 80, e ganhando o Grammy em 1989. Além do reconhecimento automático como grupo, a carreira de cada um deles ganhou notoriedade principalmente a de Orbison, que por pertencer à outra geração do Rock and Roll estava longe das paradas há algum tempo.

4.jpg

Infelizmente, em 6 de dezembro de 1988, Roy Orbison faleceu dando fim ao grupo original. No clip de “ End of the Line”, os Wilburys prestaram um tributo a Roy gravando com sua guitarra descansando em uma cadeira e um retrato muito bem enquadrado enquanto se escuta “Well it's all right, even when push comes to shove” na voz melódica de Orbison.

Alguns anos depois, os Wilburys Brothers lançaram seu segundo álbum basicamente com músicas escritas por Bob Dylan, este intitulado de Traveling Wilburys Vol. 3, um título enigmático que faz jus às estranhezas de George. Com novos nomes, mas mantendo o sobrenome, o disco não obteve o mesmo sucesso mas foi o suficiente para o fim amistoso do grupo que havia nascido sem maiores intenções fora a de fazer música sem pressão comercial.

Ambos os álbuns foram relançados em 2007, com material inédito incluindo um documentário, vídeos e músicas subindo mais uma vez aos primeiros lugares tanto no Reino Unido, Austrália como também ocupando o 9º lugar da Billboard.

Handle with Care - Travelling Wilburys por blindside10


Midori Hamada

Divide o tempo entre estudos aleatórios,garimpagem em sebos e brechós,e picolé com os amigos..
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/Música// //Midori Hamada
Site Meter