Midori Hamada

Divide o tempo entre estudos aleatórios,garimpagem em sebos e brechós,e picolé com os amigos.

Project 12:31

Capturado pelas fotogafias,idealizadas por Croix Gagnon e realizadas por Frank Schott,Joseph Paul Jernigan foi imortalizado pelas lentes que usaram de sua função científica e criaram verdadeiros retratos fastamas.



croixgagnon_frankschott_1231_trees_905.jpg Em cinco de Agosto de 1993, ao 12h31min, Joseph Paul Jernigan foi executado numa prisão do Texas por injeção letal. Ele fora condenado à prisão perpetua e pena de morte em 1981 por esfaquear e balear um senhor de 75 anos que o encontrou roubando seu forno de micro-ondas.

croixgagnon_frankschott_1231_house_905.jpg

O corpo de Jernigan foi entregue ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Colorado, como parte do projeto Visible Human, que visa facilitar a observação e o estudo de peças anatômicas, onde foi congelado em gelatina e agua e secionado em 1.871 faixas transversais de um milímetro de espessura. Cada fatia foi fotografada tanto analógica quanto digitalmente, consistindo num arquivo de mais de 65 gigabytes.

croixgagnon_frankschott_1231_lamp_905.jpg

Em 2011 dois artistas,Croix Gagnon e Frank Schott, usaram desse acervo humano para criar o Projeto 12:31 que consiste de imagens fantasmagóricas tiradas através das técnicas de fotografia noturna e de longa exposição, onde eles faziam flutuar no espaço a animação criada com as fotografias das seções com o auxilio de um computador, e fotografavam a luminosidade quase ectoplasmatica do corpo de Jernigan, que variava de acordo com os movimentos realizados com a tela do computador.

Processorrrrr.jpg

croixgagnon_frankschott_1231_ocean_905.jpg

croixgagnon_frankschott_1231_street_905.jpg

croixgagnon_frankschott_1231_tree_905.jpg

croixgagnon_frankschott_1231_tunnel_905.jpg

Na prisão, Joseph Paul Jernigan concordou em doar seu corpo para pesquisas científicas ou estudo médico, desconhecendo o projeto Visible Human. Algumas pessoas questionaram a atitude ética dos envolvidos no projeto, uma das mais importantes declarações veio da Universidade de Vienna que exigia que as imagens fossem retiradas pois a profissão médica não deveria ter associação alguma às execuções, e que o consentimento do doador pode ter sido forçado.

jernigan560.jpg


Midori Hamada

Divide o tempo entre estudos aleatórios,garimpagem em sebos e brechós,e picolé com os amigos..
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/Fotografia// @destaque, @obvious //Midori Hamada
Site Meter