back to 71

crítica sem pedantismo

Erick Silva

Estudante de jornalismo, quadrinista, reprovado em testes psicotécnicos e atualmente dorme em uma garagem. Praticamente isso.

Beatles, a TV, e o marco zero da invasão britânica nos EUA

Uma estratégia de gravadora somada ao advento da TV nos anos 60 colaborou para o maior fenômeno da música mundial: A Beatlemania


Em uma época onde o rock n’ roll nos Estados Unidos estava em ascensão com ídolos como Elvis Presley, Chuck Berry e Bill Haley no final dos anos 50, jovens da Inglaterra e do Reino unido se sentiam inspirados para criar suas próprias bandas. Com os jovens de Liverpool não foi diferente, após o lançamento dos discos Please Please Me (lançado em março de1963) e Whit The Beatles (lançado em novembro de1963) a banda fez um sucesso considerável no seu país de origem.

beatles.jpg Os Beatles juntos do apresentador Ed Sullivan nos estúdios da CBS

Depois de uma grande campanha publicitária da gravadora Capitol Records, os Beatles lançam no fim de 1963 o single “I Want To Hold Your Hand” que ganhou destaque na América do Norte e rapidamente atingiu a primeira colocação nas rádios estadunidenses. Atraídos pelo fenômeno da Beatlemania que se espalhava pelos Estados Unidos, sob o convite do próprio apresentador Ed Sullivan e da rede de TV CBS, o quarteto parte para os EUA para uma série de apresentações no programa The Ed Sullivan Show, onde tocaram por 3 domingos seguidos entre os dias 9, 16 e 23 de fevereiro de 1964.

O grupo tocou sucessos dos 2 primeiros álbuns como “She Loves You”,“All My Loving”,“Till There Was You”, e o sucesso atual que deu visibilidade à banda no outro lado do Atlântico “I Wanna Hold Your Hand” (nome que mais tarde inspirou o filme sobre a Beatlemania que no Brasil teve o título de “Febre de Juventude” de 1978). No primeiro programa os jovens John, Paul, Ringo e George foram apresentados por Ed Sullivan aos telespectadores mais velhos que queriam entender o frenesi causado nos jovens pelo grupo durante sua passagem no país. As transmissões durante o horário do programa bateram um recorde de audiência na época com 73 milhões de telespectadores.

beatles (1).jpg A banda em sua primeira apresentação no The Ed Sullivan Show em 1964

Essas apresentações não foram só um marco na história da TV, mas também da música que se difundiu na América durante os anos 60. Encabeçada pelos Beatles, a chamada invasão britânica (Brithsh Invasion) abriu as portas para outras bandas que foram surgindo consequentes como os The Kinks, Rolling Stones, The Who, The Animals, The Dave Clark Five, entre outras.

A recepção dos Beatles que tocaram em meio às histerias interruptas de fãs entre uma música e outra, foi inesperada, não apenas nos estúdios da CBS, mas também no Aeroporto John F. Kennedy, no hotel onde estavam hospedados em Nova York, e durante toda a estadia da banda na terra do Tio Sam.

thumb-66592100218-beatles-resized.jpg Alvoroço das fãs que aguardavam a chegada da banda no aeroporto de Nova York

O que ocorreu depois nos Estados Unidos, foi um consumo desenfreado de produtos e discos estrangeiros das bandas britânicas que aproveitaram o embalo da Beatlemania para alavancar um sucesso similar. Pode-se dizer que muitas das bandas posteriores tinham uma qualidade musical até superior aos Beatles, mas não se pode negar que a notoriedade a elas se deu graças a aqueles 4 jovens tímidos que ganharam o mundo após um programa de TV.

Abaixo a apresentação da banda no The Ed Sullivan Show:


Erick Silva

Estudante de jornalismo, quadrinista, reprovado em testes psicotécnicos e atualmente dorme em uma garagem. Praticamente isso..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Erick Silva