back to 71

crítica sem pedantismo

Erick Silva

Estudante de jornalismo, quadrinista, reprovado em testes psicotécnicos e atualmente dorme em uma garagem. Praticamente isso.

Electrick Children - Quem nunca engravidou de uma música?

Religião e ceticismo são temas bastante explorados no cinema, mas Eletrick Children foge dessa regra e da forma mais sutil possível


7.jpg

Uma fábula moderna e cativante (principalmente por conta de sua protagonista) Eletrick Children - No Brasil com o titulo A Fita Azul, é uma metáfora de um acontecimento bíblico bem famoso, e segundo a ciência e o ceticismo, praticamente impossível: “A concepção imaculada”.

Sim, assim como Maria citada nos textos bíblicos como a mãe do menino Jesus que nasceu através do espírito-santo (amém), a protagonista Rachel (Julia Garner) é uma jovem mórmon de 15 anos que mora em uma comunidade conservadora em Utah e que após descobrir uma fita K7 de rock n’ roll no porão da casa, acredita que a música emitida pela fita possa tê-la engravidado. Logo, o acontecimento gera um choque entre seus familiares mas também uma reviravolta em sua vida.

1.jpg

Após ser obrigada pelo padrasto a se casar contra a sua vontade com um membro da comunidade, ela decide fugir e ir ao encontro do “pai”, ou melhor, da pessoa que canta a música da fita. Rachel então parte em uma caminhonete rumo à Las Vegas acompanhada do irmão, e no decorrer dessa busca, ela acaba conhecendo outras pessoas como skatistas, junkies e cantores de rock.

O longa marca a estréia da atriz Rebecca Thomas como diretora e também conta com a participação de Rory Culkin (irmão caçula do ator Macaulay Culkin do clássico “Esqueceram de Mim”) interpretando o personagem Clyde, um dos membros da banda que se apaixona por Rachel.

3.jpg

O que faz de Eletrick Children um filme diferente dos demais sobre religião e ceticismo, é o modo como ele é abordado, chegando a tratar um assunto polêmico de uma forma mais sutil, quase poética, chegando até mesmo a fazer com que este seja o menor enfoque da história. Trata-se da perda da inocência, mas, além disso, trata sobre as decisões de se ter uma vida independente dos pais, de sair da zona de conforto e encarar um mundo desconhecido.

Trailer Oficial

Erick Silva

Estudante de jornalismo, quadrinista, reprovado em testes psicotécnicos e atualmente dorme em uma garagem. Praticamente isso..
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/cinema// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Erick Silva