bibliotela

Estante de livros e filmes

Lorena Sant`Ana

Viciada em livros, cinéfila, entusiasta na fotografia, apaixonada por gatos, pensadora constante, e por fim uma escritora aspirante de palavras.
Bibliotela é um espaço para falar sobre filmes, livros e pensamentos. "A arte é eterna, a vida é breve".

  • 8.-O-Despertar-de-Rita-1983.jpg
    7 filmes que retratam a importância dos professores

    Até mesmo na sétima arte, retratar a profissão do professor é algo difícil, raramente os filmes são romantizados, muito pelo contrário, costumam ser problematizados, com exceção dos infantis. A arte imitando a vida, mais uma vez com doses de realidade dura, amarga e muitas vezes cruel, dentro e fora da sala de aula. Confira essa lista!

  • dreamcatcher.jpg
    STEPHEN KING: 13 filmes que se inspiraram em livros do mestre do terror

    Stephen King é um famoso e consagrado escritor americano. A principal temática dos seus livros é o horror fantástico e por isso é conhecido por Mestre do Terror/ Horror. Ao longo da sua carreira muitas das suas obras literárias foram adaptadas ao cinema e/ ou transformadas em séries televisivas. Confira essa lista com 13 indicações para você ler e/ou assistir.

  • woman-570883_960_720.jpg
    O encanto da novidade é libertador

    O encanto da novidade não precisa ser a efemeridade de um momento. Pode ser algo mais. Pode ser libertador e depende basicamente de duas questões: prosseguir ou recomeçar do zero?

  • 9723708930_a3af70956e_b.jpg
    Sobre a dor que ninguém vê...

    Esse é um mês para muitas reflexões acerca da linha frágil que separa a vida da morte e a maneira que encaramos o sofrimento alheio. Afinal, o Setembro é Amarelo e a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio traz à tona um tema extremamente delicado: a dor invisível.

  • 200px-Oguarani.jpg
    Qual o 1º livro brasileiro adaptado ao cinema?
    O cinema chegou ao Brasil em 1896, pouco depois da sua invenção na França e até 1909 os filmes “cantados” eram a bola da vez. Esse tipo de filme fez muito sucesso, nele os atores dublavam-se ao vivo atrás da tela, resultando posteriormente ...
  • celebridades-cinema-glauber-rocha-20121210-02-size-598.jpg
    A censura na vida de Glauber Rocha

    Como a censura interferiu na vida de um dos maiores cineastas brasileiros? Como a obra de Glauber Rocha foi tratada durante o período do regime militar? É o que esse primeiro artigo de uma série pretende esclarecer.

  • alfred.jpg
    Cinco filmes de HITCHCOCK inspirados em livros

    Um pequena lista de curiosidades acerca do jeito "hitchcokiano" de adaptar livros às telas de cinema e de transformar roteiros em verdadeiras obras de arte.

  • hvvnv.jpg
    O Escafandro e a Borboleta: uma lição sobre a brevidade da vida

    A efemeridade da vida é um assunto que sempre pode nos assustar, já que não sabemos ao certo o que nos acontecerá no próximo segundo. Esse é o tema recorrente do livro O Escafandro e a Borboleta: a história real de alguém que teve o mundo aos seus pés e de repente se viu preso dentro do próprio corpo.

  • my-fair-lady-1.jpg
    My Fair Lady: uma representação do papel das linguagens na vida do indivíduo

    Um dos musicais mais premiados da história do cinema, é também um ótimo exemplo de como a comunicação interfere diretamente em nossas vidas. A linguagem e o modo de estar no mundo, expressos através de Eliza Doolittle, protagonista encarnada por Audrey Hepburn. Confira.

  • Os irmãos Lumière.jpg
    Há 119 anos os irmãos Lumière exibiram o primeiro filme da história

    A contribuição dos Irmãos Lumière para a indústria do entretenimento é inquestionável. O Cinema veio para ficar como a merecida Sétima Arte, e conhecer um pouco da sua história é essencial para compreender toda sua magnitude e beleza.

  • Livros_inspirados_em_filmes.jpg
    Qual o primeiro livro adaptado ao cinema?

    Diante da popularização das adaptações cinematográficas, às vezes até não sabemos ou não lembramos da existência do livro que inspirou o filme. Mergulhe na história e se supreenda ao descobrir a primeira obra literária que ganhou as telonas.

  • minority.jpg
    A ficção científica lado a lado com a realidade

    Escritores e cineastas tentaram reproduzir o futuro em seus trabalhos, pois sabiam que algum dia o planeta seria dominado por máquinas. Até que ponto as tecnologias chegarão? Você nunca se perguntou isso? Confira uma breve reflexão sobre a velocidade com que a ficção científica alcançou o mundo real.

  • pagador-1.jpg
    O Pagador de Promessas, um clássico do cinema brasileiro

    O Pagador de Promessas (1962) é o único filme brasileiro que ganhou o prêmio mais cobiçado no Festival de Cannes, a Palma de Ouro. É também um dos poucos que já concorreram ao Oscar, mas infelizmente não trouxe a estatueta para casa. Aproveite para conhecer um pouco desse clássico e (re)ver a obra, não deixando que ele caia no esquecimento.

Site Meter