bibliotela

Estante de livros e filmes

Lorena Sant`Ana

Viciada em livros, cinéfila, entusiasta na fotografia, apaixonada por gatos, pensadora constante, e por fim uma escritora aspirante de palavras.
Bibliotela é um espaço para falar sobre filmes, livros e pensamentos. "A arte é eterna, a vida é breve".

Qual o primeiro livro adaptado ao cinema?

Diante da popularização das adaptações cinematográficas, às vezes até não sabemos ou não lembramos da existência do livro que inspirou o filme. Mergulhe na história e se supreenda ao descobrir a primeira obra literária que ganhou as telonas.


Livros_inspirados_em_filmes.jpg

Qual o primeiro livro adaptado ao cinema? Eis uma pergunta que tenho certeza que muitos leitores/ cinéfilos assíduos já se fizeram, inclusive eu. Para satisfazer essa nossa curiosidade, naveguei pela Internet buscando respostas para essa questão. Felizmente acho que obtive êxito e convido vocês para um mergulho ao longo da história, ancorando o barco Bibliotela entre os anos de 1892 e 1903. Para começo de conversa, vamos relembrar (ou aprender) rapidamente acerca do surgimento do cinema, passando em alguns momentos pelos dias atuais…

Léon Bouly inventou o cinematógrafo em 1892, a patente foi perdida e registrada novamente em 1895, dessa vez por Auguste e Louis Lumière. Os dois irmãos aperfeiçoaram o aparelho e produziram filmes curtos exibidos ao grande público, por isso atribui-se a eles a invenção do cinema. Chegando ao ponto que nos interessa, existem controvérsias sobre qual o primeiro livro adaptado ao cinema, mas tendo como pressuposto os anos acima, alguns dizem ser Sherlock Holmes Perplexo (Sherlock Holmes Baffled) de Sir Arthur Conan Doyle, outros afirmam ser Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland) de Lewis Carroll.

Sherlock Holmes Baffled, é um pequeno filme mudo de apenas 30 segundos, feito nos EUA em 1900, mas registrado somente em 1903. Por muitos anos consideram-no perdido, porém foi redescoberto em 1968 na Biblioteca do Congresso dos EUA. O filme não tem relação com as histórias de Arthur Conan Doyle, apenas se utiliza do seu personagem famoso: o detetive Sherlock Holmes. O fato é que foi o primeiro personagem literário/ detetive a ganhar as telonas e inclusive figurando no Guinness Book (Livro dos Recordes) como o personagem mais retratado na TV. Confira abaixo o primeiro filme com Sherlock Holmes:

Enquanto isso, o livro Alice no País das Maravilhas foi escrito em 1865, é uma das obras literárias com mais versões cinematográficas e foi adaptada pela primeira vez no Reino Unido, em 1903. Assim como Sherlock Holmes Baffled, é um curta-metragem mudo, diferindo por sua duração mais longa. Como a película estava muito danificada, foi restaurada apenas parcialmente pelo British Film Institute (BFI) em 2010, e o filme que tinha originalmente 8 minutos passou a ter 10 minutos na cópia restaurada. Confira abaixo a primeira adaptação de Alice no País das Maravilhas:


Lorena Sant`Ana

Viciada em livros, cinéfila, entusiasta na fotografia, apaixonada por gatos, pensadora constante, e por fim uma escritora aspirante de palavras. Bibliotela é um espaço para falar sobre filmes, livros e pensamentos. "A arte é eterna, a vida é breve"..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Lorena Sant`Ana
Site Meter