bibliotela

Estante de livros e filmes

Lorena Sant`Ana

Viciada em livros, cinéfila, entusiasta na fotografia, apaixonada por gatos, pensadora constante, e por fim uma escritora aspirante de palavras.
Bibliotela é um espaço para falar sobre filmes, livros e pensamentos. "A arte é eterna, a vida é breve".

Cinco filmes de HITCHCOCK inspirados em livros

Um pequena lista de curiosidades acerca do jeito "hitchcokiano" de adaptar livros às telas de cinema e de transformar roteiros em verdadeiras obras de arte.


alfred.jpg

Alfred Hitchcock é considerado o “mestre dos filmes de suspense“. É um dos mais conhecidos e populares cineastas, sendo também um dos realizadores mais aclamados de todos os tempos. Ele nasceu em Londres, no dia 13/08/1899 e faleceu aos 80 anos, na cidade de Los Angeles, em 29/04/1980. Embora seu primeiro sucesso fílmico tenha sido lançado em seu país de origem, foi em Hollywood (EUA), que ele teve a carreira consagrada de modo definitivo e onde realizou a maioria dos seus filmes.

Alfred Hitchcock.jpg

Boa parte de sua filmografia tem um toque de humor negro. Sou uma amante de suspenses e "hitchcockiana" assumida, para quem curte o gênero, as películas de Hitchcock são consideradas indispensáveis. Seu legado é extenso, e essencial aos admiradores da Sétima Arte. A seguir, confiram minha lista, espero conseguir me aprofundar mais depois em outro post).

1. Rebecca, a Mulher Inesquecível (Rebecca), foi lançado em 1940 e é baseado no livro de Daphne Du Maurier, intitulado Rebecca, escrito em 1938. É um thriller psicológico, teve 11 indicações ao Oscar, mas, acabou ganhando apenas 2 estatuetas, incluindo a de melhor filme. Confiram o trailer:

2. Pacto Sinistro (Stranger on a Train) é um suspense de 1951, com o roteiro baseado no livro de Patricia Highsmith, chamado Strangers on a Train. Confiram o trailer:

3. Psicose (Psycho) ♥, é um clássico indiscutível do cinema mundial. O filme está entre os meus suspenses preferidos e é completamente surpreendente, figurando também na lista de melhores filmes de todos os tempos. O roteiro é baseado no livro homônimo de Robert Bloch. Mais 3 filmes (Psycho II, Psycho III e Psycho IV) dão continuação à história, mas apenas o primeiro foi dirigido por Hitchcock. Há ainda um remake de Psycho, dirgido por Gus Van Sant e lançado em 1998. Abaixo, o trailer do clássico de 1960:

4. Os pássaros (The Birds), é outro grande clássico do diretor. É um suspense de 1963, baseado em um conto da escritora Daphne du Maurier, a mesma que escreveu o livro Rebecca, também adaptado ao cinema por Hitchcock (como falei acima). Confiram o trailer:

5. Topázio (Topaz), foi lançado em 1969 e considerado o pior filme de Hitchcock. É baseado no livro homônimo de Leon Uris. Admito que ainda não assisti esse filme, mas fiquei curiosa diante da repercussão negativa. Mesmo assim, vale a pena conferir o trailer:

Extra: Duas coisas me motivaram a fazer esse extra: recentemente comprei o livro em questão e o filme é estrelado por Anthony Hopkins(ator que admiro muito). Prometi 5 filmes, mas vou acrescentar a película de 2012, intitulada Hitchcock. O filme não é do diretor consagrado, mas retrata os bastidores do filme Psicose, e principalmente a relação de Hitchcock com sua esposa Alma Reville. É inspirado no livro não-fictício Alfred Hitchcock e os Bastidores de Psicose (Alfred Hitchcock and the Making of Psycho), escrito por Stephen Rebello. Confiram o trailer:

hitch.jpg


Lorena Sant`Ana

Viciada em livros, cinéfila, entusiasta na fotografia, apaixonada por gatos, pensadora constante, e por fim uma escritora aspirante de palavras. Bibliotela é um espaço para falar sobre filmes, livros e pensamentos. "A arte é eterna, a vida é breve"..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Lorena Sant`Ana