bibliotela

Estante de livros e filmes

Lorena Sant`Ana

Viciada em livros, cinéfila, entusiasta na fotografia, apaixonada por gatos, pensadora constante, e por fim uma escritora aspirante de palavras.
Bibliotela é um espaço para falar sobre filmes, livros e pensamentos. "A arte é eterna, a vida é breve".

Sobre a dor que ninguém vê...

Esse é um mês para muitas reflexões acerca da linha frágil que separa a vida da morte e a maneira que encaramos o sofrimento alheio. Afinal, o Setembro é Amarelo e a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio traz à tona um tema extremamente delicado: a dor invisível.


9723708930_a3af70956e_b.jpg O movimento do Setembro Amarelo é mundial e ocorre no Brasil desde 2014

A dor invisível é a pior que existe. Muitas vezes só quem sente consegue enxergar. Para quem está do lado de fora, a sensibilidade serve como uma espécie de óculos.

É muito fácil falar de empatia, difícil é praticar e saber se colocar no lugar do outro. A mania de julgar é o principal comportamento que interfere nesse processo.

Frescura... Vitimismo... Auto piedade... Resignação... Fraqueza... Covardia... Preguiça... Drama...

É isso que muita gente pensa sobre a depressão ou sobre qualquer outra doença psicológica. No fim das contas são doenças invisíveis, tal como a dor.

Por isso, infelizmente, sofrer calado tem sido a opção mais viável para quem está atormentado por esse mal. Segundo alguns, o mal do século.

O que funciona para você ou para algum conhecido pode não funcionar em todas as circunstâncias e para todas as pessoas do mundo.

Viaje... Namore... Saia de casa... Faça amizades... Ore... Converse... Beba... Coma...

Parem de achar que existem fórmulas prontas, porque não há.

Não critique o que não conhece, o que não sente ou o que não consegue entender.

Pessoas são diferentes. Pessoas sofrem de maneiras diferentes.

O milagre não existe. O assunto precisa ser levado a sério. Enquanto isso, o suicídio pode continuar sendo a saída para milhares de vidas que não souberam resistir ou suportar a dor que ninguém via, inclusive, talvez você também...


Lorena Sant`Ana

Viciada em livros, cinéfila, entusiasta na fotografia, apaixonada por gatos, pensadora constante, e por fim uma escritora aspirante de palavras. Bibliotela é um espaço para falar sobre filmes, livros e pensamentos. "A arte é eterna, a vida é breve"..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @obvious //Lorena Sant`Ana