STEPHEN KING: 13 filmes que se inspiraram em livros do mestre do terror
Stephen King é um famoso e consagrado escritor americano. A principal temática dos seus livros é o horror fantástico e por isso é conhecido por Mestre do Terror/ Horror, no entanto escreve também outros gêneros literários.
Me chamou a atenção o fato de muitas das suas obras literárias terem sido adaptadas ao cinema e/ ou transformadas em séries televisivas. Escolhi listar “apenas” 13 filmes que foram baseados em livros do “Mestre”, por dois motivos: 13 é conhecido como o número do azar e em homenagem ao Halloween que se aproxima...
O critério de ordem que utilizei foram os anos em que os livros foram escritos e não os anos de estreia dos filmes. Então em breve farei a versão mais atualizada, porque Stephen não para.
1. Carrie, a Estranha (Carrie) foi o primeiro livro escrito por King, em 1974, e grande responsável pelo seu estrelato. Foi adaptado ao cinema pela primeira vez em 1976 pelo diretor Brian De Palma, e devido ao sucesso ganhou uma continuação chamada A Maldição de Carrie (The Rage: Carrie 2), além de alguns remakes.
2. O Iluminado (The Shining) é o terceiro livro de King, escrito em 1977 e adaptado ao cinema em 1980 pelo consagrado diretor Stanley Kubrick. Também fez muito sucesso e por isso em 1997 foi adaptado a uma minissérie televisiva. Mais recentemente foi lançada uma continuação para o livro, chamada Dr. Sleep.
3. Conta Comigo (Stand by me) é um filme de 1986. Foi baseado no conto O corpo (The body), faz parte da coletânea As Quatro Estações(Different Seasons), livro escrito por King em 1982 e composto por quatro histórias independentes, sendo todas adaptadas ao cinema (abaixo falo das outras três). Particularmente adoro esse filme e está entre meus preferidos.
Cena do filme Conta Comigo
4. Um Sonho de Liberdade(The Shawshank Redemption) é um filme de 1994. Assim como no caso citado anteriormente, é parte da coletânea As Quatro Estações e baseado no conto Rita Hayworth and Shawshank Redemption. Teve fraca bilheteria, mas foi muito aclamado pela crítica e indicado a vários prêmios, inclusive 7 categorias do Oscar.
5. Eclipse Total (Dolores Claiborne) é um filme de 1995 e assim como nos dois filmes acima, também foi baseado em um conto extraído do livro As Quatro Estações.
6.O Aprendiz (Apt Pupil) foi o último dos quatro contos d’As Quatro Estações adaptado ao cinema, por sua vez lançado em 1998.
Cena do filme O Aprendiz
7.Cemitério Maldito (Pet Sematary) foi escrito por King em 1983, adaptado ao cinema em 1989 e ganhou uma sequência em 1992, chamada Cemitério Maldito II (Pet Sematary II) . É considerado um dos melhores livros de terror do autor.
8.Christine – O Carro Assassino (Christine) assim como o livro acima, foi escrito por King em 1983 e por sua vez originou um filme homônimo no mesmo ano. Muita gente deve ter assistido no SBT, na antiga sessão de filmes Cinema em Casa.
9. A Coisa (It – Uma Obra-prima do medo) foi escrito por King em 1986 e adaptado ao cinema 04 anos depois, em 1990. Foi também adaptada a uma minissérie televisiva.
10. Angústia (Misery) foi escrito por King em 1987 e adaptado ao cinema em 1990. No Brasil, o filme recebeu o nome Louca Obsessão. Foi bastante premiado, inclusive Kathy Bates ganhou o Oscar de Melhor Atriz pela excelente atuação como protagonista da história.
Cena do filme Misery
11. À Espera de um Milagre (The Green Mile) é um livro de drama, não de terror – como é de se esperar. Foi escrito por King em 1996 e devido ao enorme sucesso, adaptado ao cinema com título homônimo em 1999. Assim como o livro, o filme estrelado por Tom Hanks e Michael Clarke Duncan, foi muito bem recebido pela crítica e pelo público, sendo indicado a 4 categorias do Oscar.
12. Lembranças de um Verão (Hearts in Atlantis) é um filme lançado em 2001, estrelado por Anthony Hopkins ♥ e baseado em duas histórias da coletânea Corações de Atlântida (primeiro e último contos), escrita por King em 1999.
13. O Apanhador de Sonhos (Dreamcatcher) é um livro escrito por King em 2001 e adaptado ao cinema em 2003 com título homônimo. Ao contrário de outros filmes baseados em suas obras, esse foi fracasso de bilheteria e mal recebido pela crítica.
Cena do filme O Apanhador de Sonhos