Estranhamente Familiar
Chelbin é conhecida por retratar crianças e adolescentes, revelando o embaraço universal de crescer e estabelecer uma ligação íntima com seus súditos. De acordo com Chelbin, "a imagem é apenas a ponta do iceberg, é o portão para uma história à espera de ser contada e que eu tento retratar de uma forma apelativa ainda preocupante."
Na série Strangely Familiar, a fotógrafa israelense faz uma tentativa de capturar histórias do cotidiano, aquelas que existem no espaço entre o estranho e o comum.
As imagens quase sempre são de pessoas que geralmente tomam a forma de retratos. A maioria das pessoas que Michal fotografa tem algo em comum: elas não são o mainstream e muitas delas são artistas de cidades pequenas.
"Eu tento fotografar meus assuntos deslocados dos ambientes de trabalho e desempenho do dia a dia destas pessoas. Normalmente estamos em casa, na rua ou em algum parque. Minhas imagens são veículos para abordar temas universais: problemas familiares, conceitos de normalidade, a puberdade com todos os suas dores dores e o desejo de fama. Um exemplo disso são os adolescentes que eu fotografo, muitos deles estão à beira da consciência sexual. Eles são desta época difícil, divididos entre inocência e experiência: enquanto seus corpos ainda são de uma criança, seu olhar, às vezes, implica de forma diferente."