Valéria Scavone

Paulistana e albatroz por consequência. Minha paixão é por 'algos': o improvável, a essência, a unidade, a troca, o diálogo, o existencialismo e a arte, que, sentida e, não necessariamente entendida, transpõe cada um destes algos. Um ser que não está na vida à passeio.

Estranhamente Familiar

Reconhecida por seus retratos desafiadores e fora do comum, a fotógrafa Michal Chelbin descreve seu imaginário como "privado e mítico", buscando indivíduos com uma "qualidade lendária [em algum lugar] entre estranho e comum."


Xenia, Janna e Alona no Woods, Rússia 2003.jpg

Chelbin é conhecida por retratar crianças e adolescentes, revelando o embaraço universal de crescer e estabelecer uma ligação íntima com seus súditos. De acordo com Chelbin, "a imagem é apenas a ponta do iceberg, é o portão para uma história à espera de ser contada e que eu tento retratar de uma forma apelativa ainda preocupante."

Michal Chebin_Xenia no Parque, Rússia 2003.jpg

Na série Strangely Familiar, a fotógrafa israelense faz uma tentativa de capturar histórias do cotidiano, aquelas que existem no espaço entre o estranho e o comum.

Michal Chebin_Xenia em um sofá, Rússia 2003.jpg

As imagens quase sempre são de pessoas que geralmente tomam a forma de retratos. A maioria das pessoas que Michal fotografa tem algo em comum: elas não são o mainstream e muitas delas são artistas de cidades pequenas.

Michal Chebin_Neta, Rússia - 2004.jpg

"Eu tento fotografar meus assuntos deslocados dos ambientes de trabalho e desempenho do dia a dia destas pessoas. Normalmente estamos em casa, na rua ou em algum parque. Minhas imagens são veículos para abordar temas universais: problemas familiares, conceitos de normalidade, a puberdade com todos os suas dores dores e o desejo de fama. Um exemplo disso são os adolescentes que eu fotografo, muitos deles estão à beira da consciência sexual. Eles são desta época difícil, divididos entre inocência e experiência: enquanto seus corpos ainda são de uma criança, seu olhar, às vezes, implica de forma diferente."

Michal Chebin_Natasha, Ucrânia 2005.jpg

Thumbnail image for Michal Chebin_Nastya, Rússia 2007.jpg

Michal Chebin_Mickey e Amir, Rússia 2004.jpg

Michal Chebin_Jenya, Ucrânia 2005.jpg

Michal Chebin_Jenya em uma cadeira de pele, Ucrânia 2005.jpg

Michal Chebin_Dois Matadores, Ucrânia 2005.jpg

Thumbnail image for Michal Chebin_Dois atletas, Ucrânia 2006.jpg

Michal Chebin_Avô, Rússia 2003.jpg

Michal Chebin_Dasha e Oxana, Rússia 2003.jpg

Michal Chebin_Angelina com seu pai, Israel 2005.jpg

Michal Chebin.jpg

Michal Chebin Angelina, Israel 2003.jpg

Michal Chebin Alona no Quarto, Ucrânia 2005.jpg

Michal Chebin Alicia, Ucrânia 2005.jpg


Valéria Scavone

Paulistana e albatroz por consequência. Minha paixão é por 'algos': o improvável, a essência, a unidade, a troca, o diálogo, o existencialismo e a arte, que, sentida e, não necessariamente entendida, transpõe cada um destes algos. Um ser que não está na vida à passeio..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/fotografia// @destaque, @obvious //Valéria Scavone