Valéria Scavone

Paulistana e albatroz por consequência. Minha paixão é por 'algos': o improvável, a essência, a unidade, a troca, o diálogo, o existencialismo e a arte, que, sentida e, não necessariamente entendida, transpõe cada um destes algos. Um ser que não está na vida à passeio.

Meditações fotográficas

A primeira vez que me deparei com estas imagens tive que voltar o olhar e me cerificar que não se tratavam de pinturas. Feita majestosamente por Richard Tuschman, a série fotográfica intitulada Hopper Meditations é uma homenagem do fotógrafo ao artista plástico Edward Hopper.


Richard Tuschman_Hopper Meditations.jpg

Richard Tuschman começou a trabalhar com fotografia digital em 1990, quando desenvolveu um estilo que sintetizou seus interesses por história da arte, fotografia, pintura e montagem.

Richard Tuschman_Hopper Meditations_2.jpg

"Eu sempre gostei muito da forma que seus quadros dispõem, de forma minimalista, os mistérios e as complexidades das condições humanas." - declara Richard sobre as obras de Edward Hopper.

Richard Tuschman_Hopper Meditations_3.jpg

Nesta série, Richard valoriza a qualidade da arte de Hopper e dispõe os atores imitando os personagens enigmáticos do pintor. O projeto de Richard é, também, bastante performático respeitando, acima de tudo, sua admiração por Edward Hopper.

Richard Tuschman_Hopper Meditations_4.jpg

"Ao colocar uma ou duas figuras em espaços intimistas, Hopper cria cenas tranquilas que são psicologicamente atraentes e com aberturas narrativas. Desta forma, eu gosto de pensar minhas imagens como ficção en um pequeno palco, com os atores em cenas de jogos de caráter.

Richard Tuschman_Hopper Meditations_5.jpg

O estado emocional dos personagens pode parecer paradoxal, oscilar entre o devaneio e a alienação, ou talvez entre anseio e resignação. A iluminação dramática aumenta estes aspectos, mas qualquer interpretação final, juntamente com a história de cada personagem, é feita para o espectador refletir." - Richard Tuschman

Richard Tuschman_Hopper Meditations_6.jpg

Richard Tuschman_Hopper Meditations_7.jpg

Richard Tuschman_Hopper Meditations_8.jpg

Richard Tuschman_Hopper Meditations_9.jpg

Richard Tuschman_Hopper Meditations_10.jpg

Richard Tuschman_Hopper Meditations_11.jpg

Te dedico, Fernanda Guedes.


Valéria Scavone

Paulistana e albatroz por consequência. Minha paixão é por 'algos': o improvável, a essência, a unidade, a troca, o diálogo, o existencialismo e a arte, que, sentida e, não necessariamente entendida, transpõe cada um destes algos. Um ser que não está na vida à passeio..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/fotografia// @destaque, @obvious, eros //Valéria Scavone