Valéria Scavone

Paulistana e albatroz por consequência. Minha paixão é por 'algos': o improvável, a essência, a unidade, a troca, o diálogo, o existencialismo e a arte, que, sentida e, não necessariamente entendida, transpõe cada um destes algos. Um ser que não está na vida à passeio.

Os manuscritos apaixonados de Frida Kahlo para Diego Rivera

O relacionamento de Frida Kahlo com Diego Rivera marcou a história como um dos casamentos mais tumultuados e intensos da arte. Um vínculo de paixão transcendental e imenso amor.



Frida Kahlo.jpg

Ao longo deste artigo, discorrerei um pouco da vida de Frida Kahlo intercalando os acontecimentos com as cartas de amor escritas em seu diário para Diego Rivera.

Frida Kahlo_2.jpg

Frida Kahlo é uma das figuras mais marcantes da cultura contemporânea. Ainda jovem, Frida contraiu poliomielite - uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente crianças pequenas, que acabou deixando sua perna direita subdesenvolvida. Uma imperfeição que mais tarde seria disfarçada com suas saias coloridas. O primeiro marco de sua imagem decorrente de um dos acontecimentos dolorosos de sua vida.

Frida Kahlo_3.jpg

Uma década mais tarde, Frida sofreu um grave acidente de trânsito provocada pela colisão de um bonde com um trem. O resultado dramático teve como consequência múltiplas fraturas pelo corpo todo e lesões internas provocadas por uma barra de ferro que perfurou seu estômago e seu útero.

Frida Kahlo_4.jpg

O tempo de recuperação demorou e Frida estava entre a vida e a morte. Mas três meses depois do ocorrido, ela resolveu seguir a vida novamente. Frida Kahlo passou o resto de seus dias lutando contra recaídas frequentes de dores extremas e visitas hospitalares corriqueiras incluindo mais de trinta operações.

Como uma forma de recuperar-se, Frida deu seus primeiros passos na pintura transformando-se em uma das artistas mais influentes na arte moderna. Suas obras abordam, principalmente auto retratos que remontam traços dolorosos consequentes de seu sofrimento cotidiano.

Frida Kahlo_5.jpg

A vida ao lado de Diego Rivera começou em 1928 e foi divido com a militância do partido comunista, o amor pelas artes e uma tendência a relacionamentos extra conjugais. Frida era bissexual, mas Diego Rivera dizia não importar-se com seus relacionamentos com outras mulheres, apenas com outros homens. Ela relacionou-se com a cantora e dançarina Josephine Baker e com o russo revolucionário Leon Trótski.

Frida Kahlo_6.jpg

Durante 27 anos, as cartas de amor encontradas no Diário de Frida Kahlo evidenciam a profunda ligação com Diego Rivera repleta de emoção. Como um caldeirão efervescente de alegria, angústia, devoção e desejo, estes manuscritos falam por si só.

Frida Kahlo_7.jpg

Uma intensidade sem fôlego.

Valéria Scavone

Paulistana e albatroz por consequência. Minha paixão é por 'algos': o improvável, a essência, a unidade, a troca, o diálogo, o existencialismo e a arte, que, sentida e, não necessariamente entendida, transpõe cada um destes algos. Um ser que não está na vida à passeio..
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x3
 
Site Meter