Valéria Scavone

Paulistana e albatroz por consequência. Minha paixão é por 'algos': o improvável, a essência, a unidade, a troca, o diálogo, o existencialismo e a arte, que, sentida e, não necessariamente entendida, transpõe cada um destes algos. Um ser que não está na vida à passeio.

Projeto promove reeducação com bibliotecas livres

Com o intuito de promover a alfabetização e o gosto pela leitura, Todd Bol criou em 2009 a ONG Little Free Library, que visa colocar pequenas caixas customizadas de troca de livros em bairros ao redor do mundo.


Little Free Library_capa.jpg

O conceito é simples e genial: uma caixa em forma de casinha colocada em um bairro onde a comunidade tem a oportunidade de deixar um livro e/ou trocar por outro.

Little Free Library.jpeg

No site do Little Free Library você pode comprar as casinhas que são feitas de materiais recicláveis à partir de U$35,00, ajudando, assim a monetização da ONG, ou fazer o download para que você mesmo possa construir sua biblioteca livre.

Little Free Library_19.jpg

A ideia começou com uma troca de livros entre vizinhos. Em 2011 havia 100 bibliotecas e hoje há aproximadamente 6000 somando um total de 2 milhões de títulos. "Por conta disso, até o final do ano, estimamos 25 mil bibliotecas livres espalhadas pelo mundo.", diz Bol.

Little Free Library_2.jpg

Além do foco principal de promover a leitura, cada casinha é única e dá um charme especial onde quer que elas estejam.

Little Free Library_3.jpg

Little Free Library_4.jpg

Little Free Library_5.jpeg

Little Free Library_6.jpg

Little Free Library_7.JPG

Little Free Library_8.jpg

Little Free Library_9.jpg

Little Free Library_10.jpeg

Little Free Library_11.jpg

Little Free Library_12.jpg

Little Free Library_13.jpg

Little Free Library_14.jpg

Little Free Library_15.jpg

Little Free Library_16.jpg

Little Free Library_17.jpg

Little Free Library_18.jpg

As Pequenas Bibliotecas Livres estão espalhadas por vários lugares. Aqui, você pode acessar o mapa da localização de cada uma delas. Ainda não há nenhuma delas aqui no Brasil. Seria uma ótima trazermos esta ideia para cá!


Valéria Scavone

Paulistana e albatroz por consequência. Minha paixão é por 'algos': o improvável, a essência, a unidade, a troca, o diálogo, o existencialismo e a arte, que, sentida e, não necessariamente entendida, transpõe cada um destes algos. Um ser que não está na vida à passeio..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/artes e ideias// //Valéria Scavone