blog extraño jr.

Do Carvern Club ao La Cueva...

Maria Laura Marques

  • spinetta.jpg
    Artaud-disco, livro-Artaud e Van Gogh

    A filosofia, literatura, música, artes plásticas quando se apresentam no centro de um diagrama de Venn é passível de reflexões infindáveis. Estão ao longo da história da arte e em 1972, Luis Alberto Spinetta apresentou a mais bela intersecção entre surrealismo, impressionismo e literatura vanguarda francesa para expressar sua reflexão sobre a realidade social argentina no período. Artaud-disco demonstra a essência do sofrimento, da agonia, do lamento, da impotência.Declarar ser adepto do devir pré-socrátivo é acima de tudo um grande ato de humildade de Spinetta. Torna-o apto a entender que o passado é doloroso, vil e impassível, mesmo que o devir pise no calcanhar de seus erros com o olhar baixo de culpa e arrependimento. E quanto mais as coisas mudam, mais elas permanecem do jeito que estão¹.

  • Cientificos del Palo
    O realmente maravilhoso mundo animal

    Um disco que não está aberto a discussões. É tão minuciosamente real, que nos resta sentar, ouvir e absorver o máximo que nossos ouvidos são capazes de compreender. No momento em que temos todas as informações possíveis nas pontas de nossos dedos, falta a calma para focar no que é imanente a todos os ciclos que possamos fechar durante nossas vidas. Cientificos del Palo criou um sumário do mundo para guardar na estante e frequentemente revisitar.

  • Gustavo Cerati
    Gustavo Cerati e o século XXI

    Gustavo Cerati foi o vocalista de uma das bandas ibero-americanas mais exitosas. Se não a mais exitosa. Guitarrista virtuoso e um baixista altamente criativo. Dono de uma voz potente e de rara eloquência, podes distingui-la dentre tantas outras. Letrista preciso e sensível. Carismático e sedutor. É sinônimo de vários atributos, mas minha mania de notar coisas que poucos compreendem ou querem verdadeiramente saber, formulou argumentos quase metafísicos para entender um pouco mais sobre diferentes processos criativos ao longo dos anos.

  • Roberto Musso
    A arte apática de Musso

    Do mundo da arte, Woody Allen poderia emprestar seu sobrenome para um cantautor uruguaio. Roberto Musso, vocalista e compositor da banda El Cuarteto de Nos, apresenta os dilemas e absurdos da vida em seu amplo espectro. Assim como o baixinho ranzinza, longe de um conceito isolado e sim uma natural maneira de expressão criativa. Se acreditarmos que os problemas da vida estão voltados para nós, meros mortais longe da fama e êxito dos garotos de Montevidéu ou do cineasta, nos sentiríamos altamente compadecidos, como um afago no ombro, pelo disco Raro (2006).

  • Científicos del Palo
    O tom da prata

    Alguns dirão que conceitos no rock é limitador em demasia. Já outros que é indispensável para uma obra se tornar atemporal. A verdade é que a beleza está na imprevisibilidade de surgimento e na sutileza de sua presença.

  • Cavern Club (Liverpool) e La Cueva (Buenos Aires)
    Do Cavern Club ao La Cueva

    Se formos listar hoje os fatores que nos exigem plenamente, iríamos nos assustar com a capacidade que temos de coordenar diversos momentos e atenções quase que em piloto automático. Piloto automático este cada vez mais cedo acionado e cada vez a mais fatores impostos. Podemos desligá-lo quando bem entendermos, como por exemplo, ao ouvir o hit do momento?

Site Meter