borboleta carnívora

Quando o inesperado surpreende

Kauana Maria Neves

20 anos, canhota, discente de Antropologia.

Os gatos de um esquizofrênico

Ilustrações que mostram a progressão da doença em artista com esquizofrenia.


louis-wain2 (1).jpg

Louis Wain foi um ilustrador inglês, conhecido por seu antropomorfismo em suas criações, ou seja, desenhos que atribui características humanas em outras formas. Suas criações mais conhecidas foram seus gatos.

Desde que Louis Wain era jovem, costumava desenhar e pintar gatos para calendários, álbuns e cartões postais. Também foi contratato por revistas e jornais em Londres para ilustrar as páginas de várias publicações. Aos 57 anos, ele foi afetado pela esquizofrenia, que ultrapassou a sua vida, assim como sua arte.

Antes da doença:

normal.jpg normal2.jpg normal 3.jpg normal 4.jpg

Os últimos 15 anos de sua vida passaram-se em instituições psiquiátricas. Neste tempo, os gatos passaram a apresentar efeitos surpreendentes. Pode-se analisar a progressão da doença a cada pintura nova, os olhos dos felinos foram reveladores de sua condição psicótica, eles eram hostis e ameaçadores ao próprio criador.

Depois da doença: psicose1.jpg psicose 2.gif pscose 3.jpg

louis_wain_-_katzen4.jpg

Outro aspecto é a transformação corporal total dos gatos, que quase sempre são representados como formas distorcidas e fantásticas. Wain faleceu em Londres em 1939.


Kauana Maria Neves

20 anos, canhota, discente de Antropologia..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/artes e ideias// @destaque, @obvious, @obvioushp //Kauana Maria Neves