brave new world

Psicanálise e Cultura em cena.

Rafael Lobato

Psicólogo e entusiasta da psicanálise, interessado em trazê-la para o cotidiano da vida comum.

  • 484615_340709506014039_1945804773_n.jpg
    Em defesa do que não tem perdão

    Uma recidiva alcança o Brasil: a grande querela do inconsciente. Iniciada em 1996 quando historiadores americanos autodenominados revisionistas freudianos, escreveram uma petição para impedir uma exposição da obra de Freud em Washington retorna em setembro de 2005 quando foi lançada na França uma coletânea intitulada “O livro negro da psicanálise: Viver, pensar e melhorar sem Freud”. A obra é um libelo de acusação à psicanálise e, principalmente, ao seu fundador.

  • edith piaf.jpg
    O pai da melancolia

    "Violeta foi para o céu" (Violeta se fue a los cielos), filme de direção de Andrés Wood em coprodução de Chile/Brasil/Argentina. O filme é uma biografia extremamente psicológica de Violeta Parra, artista chilena que compôs fortes canções como a celebrada “Gracias a la vida”.

  • amor-vermelho-love-wallpaper-12559.jpg
    Overdose

    Mudando um pouco o tema do cinema, dessa vez trago uma breve análise do tema da solidão e os desafios do amor...Tema sempre tão comum no cinema.

  • freud.jpg
    Um método perigoso

    Em seu novo filme, David Cronenberg retrata as tensões que marcaram os primeiros tempos da psicanálise

  • 2011_07_15_Os-famosos-e-os-duendes-da-morte.jpg
    Os Famosos e os Duendes da morte

    O filme retrata a vida do Brasil profundo e a difícil passagem da adolescência para a vida adulta: o enfrentamento da morte e sua sedução que sempre nos espreita nesta travessia.

  • shortbus.jpg
    Shortbus: um caleidoscópio de sexualidade humana

    Shortbus é um caleidoscópio de sexualidades. As cenas explícitas de sexo não roubam a beleza e sutileza do filme e sua capacidade de encantar o telespectador. Ninguém sairá imune.