cadê o futuro

Não tenha pressa, logo, logo chega.

Valter Geronimo Camilo Junior

Co-fundador e idealizador do Puta Letra. Graduando em Direito. Redator freelancer. Sempre incisivo.

Séries causam angústia, a angústia vende Séries

Os seriados de TV funcionam segundo uma lógica de consumo: produzem de acordo com a demanda. E o mecanismo utilizado para conquistar o público, além do conteúdo, é a angústia. Angústia como desejo, como vontade de continuar assistindo. Como um vício.


vampire_poster.jpg

Elas invadiram o espaço mais exclusivo das nossas mentes: o nosso inconsciente. Vieram como seres de outro planeta, se aproximaram cautelosamente e anunciaram a dominação. Assim fizeram estas séries de televisão, estes curtos episódios.

Elas vieram programadas para alienar, e o fazem de maneira genuína. Tanto que aguardamos desesperados por um novo episódio, por uma nova temporada – eu mesmo tenho lá meus impulsos subjetivos.

The-walking-dead-terceira-temporada-lessp-630x418.jpg The Walking Dead - Terceira temporada

Mas por que não assistir? São conteúdos da mais alta qualidade, séries dedicadas a grupos específicos, a telespectadores críticos. É uma indústria, isso todo mundo sabe.

E às vezes bate aquela angústia, aquele desespero, aquele desejo insano de ver o novo episódio, saber o que tem de novo no novo. Esta é a lógica aplicada às séries, causar sempre uma dose de suspense, instigar o sujeito de tal forma que ele sinta a real necessidade de prosseguir na empreitada de assistir aos episódios. E funciona.

Supernatural.jpg Supernatural - oitava temporada

Estas que aparecem são as minhas favoritas. Pois é, temos uma enorme variedade neste segmento, cada qual voltada a um público específico: algumas para Homens, como Two And a Half Men; algumas para nerds, como The Big Bang Theory. E assim por diante.

A lógica de funcionamento é a mesma, o público sempre mais crítico e exigente. Por isso as séries costumam estender suas temporadas, aumentar o número de episódios. Mas chega um momento em que já não se é possível inovar, a angústia fica menor, nada de novo. Então os números – isso mesmo, os números – começam a falar mais alto, ou melhor, mais baixo. A audiência vai caindo e a série chega ao fim.


Valter Geronimo Camilo Junior

Co-fundador e idealizador do Puta Letra. Graduando em Direito. Redator freelancer. Sempre incisivo..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// //Valter Geronimo Camilo Junior