cadê o futuro

Não tenha pressa, logo, logo chega.

Valter Geronimo Camilo Junior

Co-fundador e idealizador do Puta Letra. Graduando em Direito. Redator freelancer. Sempre incisivo.

Essa coisa chamada Suicídio

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”
(Mateus 11:28-30)


Este assunto é delicado, não quero vos assustar nem nada do tipo. O suicídio é um fato, neste exato momento alguém pode estar pulando da cadeira com a corda no pescoço, se atirando do décimo andar de um prédio, ou tomando doses exageradas de calmantes.

Edouard Manet - Suicídio.jpg Edouard Manet - Suicídio

O suicídio pode ser analisado dentro de várias perspectivas: religiosa, cultural, ética, social, econômica etc. Alguns tratam como uma saída, uma válvula de escape, outros como uma aberração, uma escolha absurda.

Não se pode fazer uma análise que englobe todas as possibilidades, não é possível determinar uma causa específica para o suicídio. Mas podemos constatar a sua banalidade, em muitos casos. Culpa da globalização, da modernidade em si, da pressão social, do niilismo e de suas correntes, da descrença no mundo material... Seja como for a morte é um caminho que muitos trilham mais cedo.

carta-de-suicidio-600x210.png Segue uma lista de seis personalidades que cometeram suicídio, colhida em um blog da Revista Super Interessante. A história mais detalhada de cada evento se encontra na mesma página.

1.Sêneca (65) O pensador e intelectual foi obrigado a cortar os pulsos. A.jpg

2.Virginia Woolf (1941) A escritora e ensaísta modernista morreu afogada no Rio Ouse. virginia-woolf-01.jpg

3 e 4. Hitler (1945) e Eva Braun. Ela morta pelo veneno e ele por um tiro. evaehitler.jpg

5.Getúlio Vargas (1954) Deixou a vida para entrar na História com um disparo contra o próprio peito. Getúlio_Vargas_-_1930.jpg

6.Ernest Hemingway (1961) Suicidou usando um rifle de caça. Ernest-hemingway.jpg


Valter Geronimo Camilo Junior

Co-fundador e idealizador do Puta Letra. Graduando em Direito. Redator freelancer. Sempre incisivo..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @destaque, @obvious //Valter Geronimo Camilo Junior