cadê o futuro

Não tenha pressa, logo, logo chega.

Valter Geronimo Camilo Junior

Co-fundador e idealizador do Puta Letra. Graduando em Direito. Redator freelancer. Sempre incisivo.

Gorillaz: uma banda e uma história

Tudo teve inicio com Murdoc, quando atingiu 2-D (Stu Pot) na cabeça, causando-lhe paralisia cerebral e a perda de um olho. Murdoc foi sentenciado a cuidar de 2-D por 1000 horas. Em um passeio Murdoc capotou o carro, fazendo 2-D perder o outro olho, mas o acidente lhe curou da paralisia cerebral. Murdoc então descobre um talento pra música em 2-D.


Gorillaz

Gorillaz começa a se formar, contando com um vocal e um baixista, respectivamente, 2-D e Murdoc.

Murdoc em seguida conhece Russell, que havia adquirido habilidades musicais incomparáveis após perder seus companheiros em uma briga de gangues – suas almas teriam reencarnado na figura de Russell. O novo personagem encontrou espaço como baterista da banda Gorillaz.

Faltava a guitarrista. A namorada de 2-D ocupou o cargo, mas foi expulsa depois de ter sido pega beijando Murdoc no banheiro.

Semanas depois chegou um pacote na porta da Kong Studios (estúdio do Gorillaz) enviado do Japão via Fedex, com nada mais, nada menos que uma japonesinha com amnésia, só sabendo pronunciar a palavra Noodle. Daí o seu nome e sua função de guitarrista na banda.

A banda se tornou um sucesso, mas os membros se separaram, querendo um tempo para si. Boatos rodaram dizendo que estariam fazendo um filme, mas Murdoc brigou com a produção e não deu certo.

Nesse meio tempo, muitos mistérios começaram a rondar o Kong Studios, como aparição de fantasmas e zumbis, o que já da pra perceber no próprio Clint Eastwood, com os gorilas zumbis.

Esse é o final da chamada Fase Um do Gorillaz, intitulada Celebrity Takedown. Durou de 1998 à 2003 quando a Kong Studios fechou as portas pela primeira vez.

A Fase Dois se inicia em 2004. Essa fase ganhou o nome de Slowboat to Hades.

Tudo começa com a reabertura do estúdio, com uma promessa de um novo álbum, o chamado Demon Days. Os integrantes tentavam encontrar-se no mundo.

Noodle estava a caminho do Japão em uma ilha flutuante nomeada de El Mañana, para tentar descobrir algo mais sobre seu passado. Acaba encontrando na sua nebulosa história a revelação de que na verdade era uma experiência do exército japonês e a perseguição tem inicio.

Russell consegue exorcizar seus demônios.

Uma atmosfera negra cerca o Kong Studio e isso influência na criação do novo álbum. Eles descobrem então que existe um buraco para o Inferno no interior do prédio. As gravações vão caminhando ainda assim e em um dia Noodle resolve tocar violão na El Mañana, no exato momento em que o exército japonês a encontra e autoriza o bombardeio.

A ilha é derrubada em cima do estúdio, fechando o buraco para o Inferno, matando (ou não) Noodle.

Esse é o triste fim da segunda fase no ano de 2006.

Em 2007 a Fase Três tem inicio com Murdoc procurando um novo espaço para viver e continuar o Gorillaz. Ele sai então viajando e descobre no meio do Oceano Pacífico uma ilha que da o nome para a nova fase, Escape to Plastic Island.

Murdoc, destinado a reunir o Gorillaz novamente, faz um contrato com o demônio chamado BoogieMan para levar 2-D até a ilha. Com uma amostra de DNA de Noodle ele cria a Cyborg-Noodle, que tem uma personalidade um pouco mais malvada que a anterior. Russell, entretanto, esta desaparecido e 2-D se mostra bastante depressivo.

É interessante a forma como eles encobriram a ausência do baterista aderindo a colaboração de várias pessoas, incluindo Damon Albarn e metade do The Clash. Assim eles conseguem terminar o álbum intitulado Plastic Beach.

Nessa história toda de parcerias, Damon Albarn trai o grupo e se apodera do controle dos shows, o que irrita muito Murdoc. Esse então decide sair por um tempo, pra trazer Russell de volta e com isso trazer o Gorillaz ao que era antes.

Só que mais confusões acontecem, Murdoc se mete em uma briga com Bruce Willis e BoogieMan, isso da pra ver em Stylo. Bruce Willis aparentemente é um matador profissional, só não sei dizer se é contratado por BoogieMan ou não.

Essa perseguição termina com 2-D, Murdoc e Cyborg Noodle caindo com o carro no oceano e esse carro se transforma em um tipo de peixe mecânico.

Em paralelo Russell fica sabendo da volta do Gorillaz e tenta nadar até a ilha, só que bebe muita água no oceano e acaba ficando gigante. No meio desse trajeto Russell acha Noodle em um bote salva-vidas depois de ter suas coisas destruídas.

Todos são levados até a Ilha de Plástico e lá atacados por BoogieMan com aviões do exército japonês e junto a eles Albarn com sua trupe. Mas então, com o Gorillaz completo, eles conseguem tomar controle de tudo.

Essa fase termina em 2010 e dois anos depois temos, Do Ya Thing.

Não da pra dizer muito sobre o que aconteceu depois da batalha, mas Gorillaz esta novamente unida e moram em Londres.

Nesse clipe da pra ver que BoogieMan esta morando com eles, Russell continua gigante, a El Mañana esta “estacionada” e no final eles recebem uma ordem de despejo.

Eu não conhecia a história, colhida, na maior parte, no site portallos. A emoção aumenta quando se acompanha a história juntamente com os clips.


Valter Geronimo Camilo Junior

Co-fundador e idealizador do Puta Letra. Graduando em Direito. Redator freelancer. Sempre incisivo..
Saiba como escrever na obvious.
version 5/s/música// //Valter Geronimo Camilo Junior