cadê o futuro

Não tenha pressa, logo, logo chega.

Valter Geronimo Camilo Junior

Co-fundador e idealizador do Puta Letra. Graduando em Direito. Redator freelancer. Sempre incisivo.

Micrômegas - especulações sobre a alma

Já que conheceis tão bem o que vos é exterior, deveis, sem dúvida, conhecer ainda melhor o que está dentro de vós. Dizei-me o que é a vossa alma e como formais as ideias.
Os filósofos falaram todos ao mesmo tempo, como das outras vezes, mas foram de diferentes opiniões.
O mais velho citou Aristóteles, o outro pronunciou o nome de Descartes; este o de Malebranche, aquele o de Leibniz; aquele outro o de Locke. (Voltaire, 1752/2002)


Daniel Libeskind Movimento desconstrutivista presente na obra de Daniel Libeskind, intitulada Micromegas.

O que nós vemos das cousas são as cousas. Por que veríamos nós uma cousa se houvesse outra? Por que é que ver e ouvir seria iludirmo-nos Se ver e ouvir são ver e ouvir? O essencial é saber ver, Saber ver sem estar a pensar, Saber ver quando se vê, E nem pensar quando se vê Nem ver quando se pensa.

Mas isso (tristes de nós que trazemos a alma vestida!), Isso exige um estudo profundo, Uma aprendizagem de desaprender

Trecho de O guardador de rebanhos, de Alberto Caeiro (Fernando pessoa)

Micrômegas, gigante proveniente do planeta Sírio, contando já seus quase quinhentos anos de idade, iniciado na filosofia e na ciência, encontra-se com os minúsculos habitantes do planeta Terra. Indaga-os sobre a natureza da alma e inicia um diálogo permeado de filosofia e conjecturas.

O pequeno livro de Voltaire encontra refúgio nas teorias comportamentais, principalmente no behaviorismo. A leitura leva a questionamentos acerca dos nossos costumes, padrões, instituições e personalidade.

Neste sentido, a pergunta sobre o que é a alma surge como um pequeno problema ou mistério a ser resolvido. De início parece coisa já acabada, definida, de modo que qualquer conceito parece suficientemente esclarecedor.

De fato, esta coisa que supomos possuir e que denominamos comumente por alma é ainda um campo incerto. Neurocientistas que me façam calar, se alguma pesquisa ou argumento existir em contrário.

Minha alma me leva por este mundo, enquanto eu a procuro e a desvendo. Será que ela é parte comum ao meu corpo? Ou com o corpo não se parece em nada? Mesmo Micrômegas não foi capaz de resolver esta questão. Disse aos minúsculos habitantes da terra, após as inúmeras especulações sobre a natureza da alma, que lhes faria um livro de filosofia sobre o assunto, de modo a lhes permitir o conhecimento sobre a natureza das coisas. Deixou o tal livro, mas com as páginas em branco.

Quando morrer eu terei estas respostas, mas até lá alimentarei mais dúvidas.


Valter Geronimo Camilo Junior

Co-fundador e idealizador do Puta Letra. Graduando em Direito. Redator freelancer. Sempre incisivo..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/recortes// //Valter Geronimo Camilo Junior