cadê o futuro

Não tenha pressa, logo, logo chega.

Valter Geronimo Camilo Junior

Co-fundador e idealizador do Puta Letra. Graduando em Direito. Redator freelancer. Sempre incisivo.

Deus, uma piada

As redes sociais estão proporcionando verdadeiras revoluções no tratamento das informações. Assuntos e pensamentos que eram considerados impróprios e que em outros tempos eram até mesmo criminalizados ganham nova roupagem.


DÚVIDAS.jpg Dúvidas, por Carlos Ruas

Deus virou piada. A liberdade de expressão vem se consolidando nos sistemas jurídicos de tal modo que os indivíduos começam a debater questões polémicas abertamente, a criar situações cômicas e inovadoras que rompem com os dogmas da antiguidade.

No âmbito da religião os ataques são constantes. Não se trata de uma nova ideologia organizada, preocupada com a seriedade das matérias, pelo contrário, busca-se a descontração, o divertimento e a reflexão livre. Isso não impede, no entanto, que esses movimentos ganhem um caráter generalizante, capaz de atrair para si as atenções e colocar o indivíduo numa situação desconfortável, na qual existe um confronto entre suas crenças e pré-compressões e os argumentos utilizados para construir a crítica a essas crenças.

Aqui faço referência ao designer gráfico Carlos Ruas (Um Sábado Qualquer), que trabalha com o gênero Bíblia e seus diversos personagens, com um humor leve, mas incisivo, em quadrinhos periódicos. Deus é apresentado muitas vezes como um ser indeciso, invejoso, brincalhão, esperto, ou seja, com características tipicamente humanas. Esses quadrinhos ganharam grande visibilidade nas redes sociais, atraindo ateus, agnósticos e religiosos de várias espécies, uma vez que não utilizam de preconceitos ou deturpação do conteúdo. CRIAÇÕES INUSITADAS.jpg Criações Inusitadas, por Carlos Ruas

A liberdade religiosa implica na liberdade de não se professar religião alguma, tendo como fundamento o respeito e a consideração pelas escolhas individuais. Parece que o mundo atual está experimentando um nível de liberdade bastante complexo, ainda não bem compreendido pela parcela conservadora da sociedade.

Quadrinhos, frases e declarações que expressam abertamente as falhas e pontos sem explicação ou desconcertantes das passagens bíblicas e mandamentos religiosos tendem a ser tratados como extremistas. Na verdade o choque é exatamente entre dois extremos: uma corrente conservadora e centrada na igreja e outra desligada das obrigatoriedades dos postulados antigos.

O mais importante, em uma sociedade minimamente desenvolvida, é que todos os interesses individuais sejam respeitados e que seja vedada a prática de abusos e de autoritarismos de qualquer das partes em conflito. Apenas desse modo o sujeito pode desenvolver plenamente as suas habilidades e realizar seus ideais de vida.


Valter Geronimo Camilo Junior

Co-fundador e idealizador do Puta Letra. Graduando em Direito. Redator freelancer. Sempre incisivo..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/recortes// //Valter Geronimo Camilo Junior