cadê o futuro

Não tenha pressa, logo, logo chega.

Valter Geronimo Camilo Junior

Co-fundador e idealizador do Puta Letra. Graduando em Direito. Redator freelancer. Sempre incisivo.

A culpa é da mulher

Um dos maiores absurdos do nosso século, endossado por números que, infelizmente, correspondem aos fatos: a mulher tem culpa. Pelo menos, é esse o pensamento que a sociedade impõe à mulher.


mulher-triste.jpg

Pesquisa realizada pelo Ipea ( Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ) revela que o machismo funciona. As estatísticas comprovam que a mulher é a grande culpada pelos abusos sexuais.

Acostumada desde a infância a receber bonecas, espelhos e casinhas de presente, a mulher não conhece outra coisa senão a máxima de que a divisão do trabalho é algo extremamente coerente. Sua função é simples: cuidar dos afazeres domésticos, dos filhos eventuais, da satisfação sexual do marido. 

E é condicionada de tal forma que chega ao ponto de repetir aquelas mesmas palavras que tantas vezes ouviu na vida: lugar de mulher é dentro de casa. Se conforma com uma condição de existência limitada. É livre desde que respeite os dogmas, a moral e os costumes.

Quando não andam na linha, quando rompem a barreira do socialmente adequado, perdem a proteção da justiça. A população fecha os olhos. Então, mulher, se você usa roupas que mostram o corpo, você merece ser atacada. Isso mesmo, essa conduta diminui a reprovação social do estupro. Em termos legais, ao se vestir com roupas curtas, que tragam à tona a sensualidade natural do corpo, a mulher está concorrendo para o estupro. 

Pesquisas assim nos mostram que o machismo funciona, assim como o capitalismo. É um ciclo. Você tem culpa e pronto. Você aprende a aceitar a sua condição de coisa, de objeto. O problema é estrutural, o machismo está na nossa constituição, na nossa corrente sanguínea. Eu, você, todos nós somos machistas em potencial. A culpa é nossa.


Valter Geronimo Camilo Junior

Co-fundador e idealizador do Puta Letra. Graduando em Direito. Redator freelancer. Sempre incisivo..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @destaque, @obvious //Valter Geronimo Camilo Junior