cadê o futuro

Não tenha pressa, logo, logo chega.

Valter Geronimo Camilo Junior

Co-fundador e idealizador do Puta Letra. Graduando em Direito. Redator freelancer. Sempre incisivo.

Não à cultura da tolerância

Lembrete mental: não confundir respeito com tolerância. Essa última significa “disfarce ou dissimulação a respeito de uma coisa proibida”. Isso não é legal.


rainbow flag.jpg

A expressão “eu não gosto de homossexuais, mas eu os respeito” seria perfeita, ou no mínimo satisfatória (já que ninguém é obrigado a gostar de nada), não fosse o estúpido complemento “desde que não fiquem se pegando na rua”. Isso não é respeito e sim tolerância.

E o que há de errado nisso? Tudo. Tolerância, no melhor dos sentidos, é o “direito que se reconhece aos outros de terem opiniões diferentes ou até diametralmente opostas às nossas”, mas no pior dos sentidos significa “disfarce ou dissimulação a respeito de uma coisa proibida”. (Conceito do dicionário online Michaelis).

E tolerar, no uso comum da palavra, nada mais é do que aceitar alguma coisa ou situação mediante uma coação, seja ela de ordem social, moral ou religiosa. Geralmente são estabelecidos critérios condicionantes: a tolerância tem limites.

A cultura da tolerância está se expandindo com rapidez, o que acaba nos levando ao equívoco de imaginar que a sociedade está cada vez mais aberta ao diferente. Quando um sujeito estufa o peito para dizer que não é preconceituoso, mas condena que uma criança cresça com duas mães, não há respeito e sim tolerância. O preconceito está debaixo do tapete.

A cultura da tolerância é um grande avanço e de certa forma tem funcionado como um estabilizador social. Mas não pode ser definitivo. Em um futuro não tão distante eu imagino pessoas capazes de respeitar o outro na sua singularidade. “Eu respeito você independentemente de qualquer coisa”, alguém vai dizer.


Valter Geronimo Camilo Junior

Co-fundador e idealizador do Puta Letra. Graduando em Direito. Redator freelancer. Sempre incisivo..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Valter Geronimo Camilo Junior