cadê o futuro

Não tenha pressa, logo, logo chega.

Valter Geronimo Camilo Junior

Co-fundador e idealizador do Puta Letra. Graduando em Direito. Redator freelancer. Sempre incisivo.

Papa Francisco e a bancarrota da Igreja Católica


image.jpg

Ao declarar na última segunda-feira (27) que a Teoria do Big Bang não é excludente da figura de um ser divino, sugerindo a coexistência entre criacionismo e evolucionismo, o Papa Francisco confirmou a sua popularidade. Colocou em risco, no entanto, o domínio da Igreja Católica no mundo moderno. 

Essa não é a única novidade no discurso da Igreja. O Papa Francisco criticou a leitura equivocada que os religiosos fazem da bíblia sagrada, no que se refere ao processo de criação em Gênesis. Declarou que deus, ao contrário do que se imagina, não é mágico e não pode fazer tudo. 

Ainda sobre a criação do mundo, falou do princípio do amor, que seria a fonte geradora de tudo (em oposição à teoria de que o universo é produto do caos). Nas suas palavras: “Deus criou os seres humanos e permitiu que se desenvolvessem de acordo com leis internas que deu a cada um para que alcancem sua realização”.

Nesse sentido, com um discurso pop e direcionado aos neutros religiosamente, Papa Francisco fez um movimento arriscado: como compatibilizar criacionismo e evolucionismo? Ressalte-se que as aberturas da Igreja para questões científicas não é novidade, mas tem se intensificado nos últimos anos.


Valter Geronimo Camilo Junior

Co-fundador e idealizador do Puta Letra. Graduando em Direito. Redator freelancer. Sempre incisivo..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @destaque, @obvious //Valter Geronimo Camilo Junior