cadê o futuro

Não tenha pressa, logo, logo chega.

Valter Geronimo Camilo Junior

Co-fundador e idealizador do Puta Letra. Graduando em Direito. Redator freelancer. Sempre incisivo.

Você é uma pessoa criativa?

Três atitudes básicas, mas poderosas, que podem despertar a criatividade.


bigstock-creative-mind-71436883.jpg

Criatividade é pensar fora da caixinha. É valer-se da curva quando todo mundo permanece em linha reta. O criativo é o sonhador, o excêntrico, o viajado, o lunático, o gênio incompreendido. É aquele que faz da bagunça uma fonte caótica de boas ideias.

Mas ser criativo nem sempre significa ter mil ideias por minuto. Às vezes uma só já é suficiente, desde que seja transportada para a vida real – muitas pessoas criativas demonstram uma incrível dificuldade em fazer isso. O mais importante: é possível despertar a criatividade através de algumas atitudes simples, mas poderosas.

1. Tenha uma mente aberta

Pessoas criativas são menos preconceituosas e aceitam com tranquilidade o diferente, o novo e o inusitado. Por vezes elas interagem com estranhos e se envolvem em profundos debates sobre os mais variados assuntos. Essa atitude possibilita uma ampliação no horizonte de possibilidades, tornando o sujeito mais criativo.

2. Fique de olho em tudo. Tome apontamentos.

A experiência é a mãe da criatividade, mas muitas experiências são esquecidas com facilidade. Criativos são neuróticos e gostam de anotar todo e qualquer indício de ideia. Muitos carregam agendas/diários e transportam os insights para o papel.

3. Não abandone uma ideia logo na primeira dificuldade

Ter uma ideia nem sempre é difícil. O problema pode aparecer na etapa seguinte: fazer a ideia ganhar vida. É nesse ponto que muita gente desiste. É também nesse ponto que ficamos conhecendo os verdadeiros amigos, aqueles que nos dão força para seguir em frente. Mas isso é conversa para outro artigo.

Ser criativo em pleno século XXI é estar atento ao mundo do cooperativismo, da produção em conjunto. Nenhum homem é uma ilha. A figura do cientista maluco, trancado em um porão e dormindo quatro horas por dia está perdendo lugar para escritórios ao ar livre, com grupos de pessoas dialogando sobre sonhos, planos e desejos - e dormindo seis horas por dia. O criativo não é, ele se torna.

Gosta de escrever? Conheça o Puta Letra. Visite também a fanpage do projeto.


Valter Geronimo Camilo Junior

Co-fundador e idealizador do Puta Letra. Graduando em Direito. Redator freelancer. Sempre incisivo..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/sociedade// @destaque, @obvious //Valter Geronimo Camilo Junior