café amargo

Açúcar ou adoçante?

Fernanda Pacheco

Tem 20 anos, é formada em história e aprecia certa miscelânea cultural

Artistas gringos cantando em português!

Para um artista gringo, gravar uma música brasileira exige muita coragem e responsabilidade. Gravar clássicos de Jorge Ben, Caetano Veloso e Tom Jobim, por exemplo, exige o dobro de tudo isso. Alguns mandaram bem e é por isso que eu criei essa listinha. Confira!


tom-jobim.jpg Antonio Brasileiro

Virou moda aqui no Brasil gravar músicas em inglês, às vezes até discos completos, mas ai eu me pergunto: e se fosse o contrário? Se fosse não. É!

Não sei você, mas eu tenho uma curiosidade natural em buscar gravações musicais de artistas gringos cantando no nosso idioma, e é até engraçado perceber as diferenças na hora da pronúncia, a dificuldade de falar uma simples palavra que pra gente é a coisa mais boba do mundo, etc. É possível até imaginar o que se passa na cabeça desse pessoal na hora que eles estão cantando, muitas vezes até se esforçando pra soltar um verso bonitinho do Caetano ou do Tom Jobim. Outra questão é a escolha das músicas. A maioria desses artistas que cantou de um jeito bacana, escolheu cantores e compositores clássicos da nossa cultura e nem sempre clássico é sinônimo de reconhecimento.

tumblr_l7gnzzYgo51qd8utro1_1280.jpg Lenita Plocynska, Edu Lobo, Tom Jobim, Torquato Neto, Caetano Veloso, Capinam, Paulinho da Viola, Sidney Miller, Zé Ketti, Eumir Deodato, Olivia Hime, Helena Gastal, Luis Eça, João Araújo, Dorival Caymmi, Chico Buarque, Francis Hime, Nelson Mota, Vinicius de Moraes, Dircinha Batista, Luis Bonfá, Tuca, Braguinha, Jandira Negrão de Lima.

Brigitte Bardot, por exemplo, escolheu cantar uma música de Carlos Lyra – um dos maiores nomes da Bossa Nova – que não possui o mesmo valor de um Tom Jobim em nosso país. Bom, a gente já sabe que a nossa cultura popular não possui a valorização que deveria aqui dentro, mas lá fora a galera dá muita atenção. Um exemplo atual: a cantora Céu anda estourando lá na gringa, mas aqui em nosso país ela não é tão glorificada. Por que será?

Desabafo feito, fica aqui agora a minha lista com os gringos que mandaram bem na hora de cantar a nossa língua. E ah, se você conhecer algum e quiser me mostrar, comente!


Fernanda Pacheco

Tem 20 anos, é formada em história e aprecia certa miscelânea cultural.
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/musica// @destaque, @obvious //Fernanda Pacheco