café amargo

Açúcar ou adoçante?

Fernanda Pacheco

Tem 20 anos, é formada em história e aprecia certa miscelânea cultural

Fecal Matter: o embrião do Nirvana

Kurt Cobain tinha sensibilidade para trabalhar com qualquer tipo de arte, mas a sua preferida sempre foi a música. Sua primeira banda, a Fecal Matter, serviu como válvula de escape para os seus demônios e foi a razão que levou o artista a se juntar com Krist Novoselic para mais tarde formarem o Nirvana!


Tudo começou com o nascimento do primogênito do casal Don e Wendy Cobain, Kurt Donald Cobain, no dia 20 de fevereiro de 1967 no Grays Harbor Community Hospital localizado em Aberdeen.

A ligação de Kurt com a arte parecia predestinada! O pequeno menino que ria de tudo aos cinco anos costumava fazer desenhos perfeitos de seus personagens preferidos como o Pato Donald e o Pateta. A música também era uma constante em sua família. Seu tio Chuck tocava num grupo chamado "Beachcombers", sua tia Mari costumava tocar em clubes da região e eles sempre faziam jam sessions em casa com direito a gravações caseiras de Kurt cantarolando "Hey Jude" dos Beatles aos dois anos.

tumblr_lk2ipkJyfo1qcbw06o1_500.jpg Wendy, Kim (irmã caçula), Don e Kurt no natal de 1974

Kurt teve uma infância relativamente feliz até completar nove anos, época em que seus pais se separaram e sua hiperatividade aumentou, além das surras que ele levava de seu pai. A arte que antes expressava a felicidade infantil de Kurt, virou a válvula de escape para os ressentimentos dele.

Essa fase traumática destruiu tudo aquilo que Kurt confiava e ele passou a migrar para casa de parentes e amigos sem permanecer sequer por um ano em cada residência, tendo sempre uma razão problemática para a mudança e tornando-se cada vez mais solitário.

Foi em 1981 que ele ganhou sua primeira guitarra elétrica Lindell, presente de sua tia Mari que o incentivou a praticar e a compor. Nessa mesma época ele conheceu Warren Mason, amigo de seu tio Chuck que o ensinava a tocar os clássicos do rock como "Stairway to Heaven" do Led Zeppelin.

tumblr_mgtsvee4Lg1rdl6iso1_500.jpg Kurt em seu quarto no ano de 1982

Isso tudo possibilitou uma certa maturidade musical que levou Kurt a gravar sua primeira demo com um gravador de 4 canais em Seattle na casa de sua tia Mari em 1982. A demo levou o nome de "Organized Confusion" e dela nos restou uma versão de 1988 da música Spank Thru, faixa que constava nessa demo:

O embrião do Nirvana surgiu em 1983 quando Kurt conheceu Krist Novoselic -- um croata "gigante" que havia se mudado há pouco tempo com sua família para Aberdeen. Os dois tinham pontos em comum que os diferenciavam dos outros adolescentes da cidade: eram extremamente fissurados por música, tinham poucos amigos e eram fãs devotos (Kurt mais ainda) de uma pequena banda da cidade, os Melvins. Novoselic também admirava a flexibilidade e a habilidade que Kurt tinha quando o assunto era arte.

Kurt ficou tão obcecado pela ideia de montar uma banda que em 1985, enquanto Novoselic se formava no colegial, ele abandonou os estudos para gravar mais demos em Seattle, na mesma casa da mesma tia Mari. Foi em dezembro desse ano que ele montou sua primeira banda de verdade, a Fecal Matter, com Dale Crover no baixo (nessa época ele era baterista dos Melvins) e Greg Hokason na bateria. A demo levou o nome de Illiteracy Will Prevail e Greg não participou da gravação, deixando sua função para Dale após Kurt convencê-lo de viajar até Seattle com ele. A capa ficou por conta do Kurt e as cópias em forma de fita K7 também.

fecal_matter1.jpg Capa da demo feita por Kurt Cobain "Mari ficou perturbada com a letra de 'Suicide Samurai', mas colocou-a na conta de um comportamento adolescente típico. Os rapazes gravaram também 'Bambi Slaughter', a história de como um menino fez negócio com os anéis de casamento de seus pais, 'Buffy's Pregnant', sendo Buffy a personagem de um programa de televisão Family Affair, 'Downer', 'Laminated Effect', 'Spank Thru' e 'Sound of Dentage'." (CROSS, p. 92)

O material da Fecal Matter não despertou interesse em ninguém, exceto para Novoselic. Com o fim da banda, ele e Kurt passaram a fazer cada vez mais jams na casa que ele dividia com outro rapaz ainda em Aberdeen e em 1986 os dois decidiram montar outra banda, com o Kurt na guitarra e vocal, Krist no baixo e Aaron Burckhard na bateria.

A banda realizou o primeiro show durante uma festa em março de 1987 e não tinha um nome específico: Skid Row, Bliss, Pen Cap Chew e Ted Ed Fred foram alguns nomes utilizados durante os primeiros shows. O baterista Aaron abandonou a banda bem nesse começo, sendo substituído por Dale Crover que já tinha tocado com Kurt durante o Fecal Matter e gravado a bateria da primeira e última demo da banda.

Finalmente, com Kurt Cobain na guitarra e vocal, Krist Novoselic no baixo e Dale Crover temporariamente na bateria, a banda conseguiu sua primeira gravação profissional em 23 de janeiro de 1988 com a produção de Jack Endino, o mesmo produtor das bandas Mudhoney e Soundgarden. O cara ficou tão impressionado com a Dale Demo do trio que resolveu fazer algumas cópias para os seus amigos. Um desses amigos era o Jonathan Poneman da Sub Pop Records! Nem preciso dizer que foi ele que lançou o primeiro disco da banda, Bleach, em 1989, né?

tumblr_m6maxtsO8d1rpy48oo1_400.jpg Dave Foster, Kurt e Krist em 1988

Até gravar o primeiro álbum, a banda trocou de baterista mais três vezes. Dale Crover teve que se dedicar somente aos Melvins por causa de uma mudança da banda para São Francisco, deixando em seu lugar Dave Foster que ficou por pouco tempo na banda. Com a sua saída, Aaron Burckhard tentou voltar, mas foi preso. A solução foi chamar Chad Channing que ficou na banda até maio de 1990. Sua saída teve como motivo principal uma insatisfação recíproca: de um lado Krist e Kurt não gostavam da maneira como ele tocava, e ele por sua vez se sentia excluído das composições.

nirvana1988.jpg Kurt, Chad e Krist

Obs.: foi em setembro de 1990, após ter sido apresentado por Buzz Osborne (líder dos Melvins,) que Dave Grohl assumiu a bateria do Nirvana.

O nome Nirvana apareceu oficialmente no dia 19 de março de 1988 num pôster do show realizado no Community World Theater, em Tacoma: "Ele [Cobain] mais tarde explicou que queria um nome suave em vez de um 'nome malvado, rude, punk' -- embora 'malvado', 'rude' e 'punk' fossem termos adequados para descrever o som da banda." (GAAR, p.16)

kurt-cobain-tracy-marander--large-msg-116075261372.jpg Foto tirada por Tracy Marander, namorada de Kurt em 1988 Para ler com cuidado: Heavier than heaven - Mais pesado que o céu Charles Cross Editora Globo


Fernanda Pacheco

Tem 20 anos, é formada em história e aprecia certa miscelânea cultural.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// @destaque, @obvious //Fernanda Pacheco