café amargo

Açúcar ou adoçante?

Fernanda Pacheco

Tem 20 anos, é formada em história e aprecia certa miscelânea cultural

O que eu aprendi com Tom Waits

As composições de Tom Waits confortam, mas não acomodam. A figura dele que estampa uma áurea teatral vadia vai além de um simples personagem e torna-se carne humana. Ele é demasiado humano. Demasiado.


tumblr_l5eknk9NSo1qa1iiqo1_1280.jpg

Escutei “everything you can think” do Tom Waits e me bateu uma vontade eufórica de responder e/ou agradecer os tantos consolos, desabafos e momentos oferecidos por ele de compreensão mútua através de suas centenas de músicas que me encorajam há anos. Que me permitem sorrir e que me integram ao cinza dos dias – ora melancólicos, ora sarcásticos – de coração entregue às misérias da vida.

tumblr_lt2honnHpM1qzci65o1_500.jpg

Através do barulho do trem batendo nos trilhos, das sanfonas bêbadas, dos gritos e de tantos silêncios entorpecidos convertidos em músicas, Tom Waits tornou-se um grande amigo e também me ensinou a viver através do filtro da arte. A vida é mais suportável quando você cantarola que Deus está longe numa viagem de negócios, sem volta. Não há outro jeito de se permitir sentir sem antes sentir o seu próprio fedor, muito além do proporcionado pela natureza humana. Me ensinou que é isso ai a humanidade: uma decadência constante! E, portanto, não devemos esmorecer como uma criança mimada diante desse inevitável desagrado. Temos que celebrar! Sim! E com uma altíssima dose de humor negro que, vale ressaltar, exige certa direção.

00010cer.jpeg

As composições de Tom Waits confortam, mas não acomodam. A figura dele que estampa uma áurea teatral vadia vai além de um simples personagem e torna-se carne humana. Ele é demasiado humano... Demasiado. Transcende a arte e seu elo com a humanidade. A rouquidão da voz que nem sempre é contínua carrega uma caravana de desejos – bons e ruins – que expressam o desespero humano, os orgasmos, as decepções, desavenças, medos, alegrias, paixões, etc. Sinto que toda essa possível explosão que é letrada sempre e cantada aos tropeços adormece quando Tom senta para tomar um café. Sua respiração é calma e até certo ponto tímida, indiferente com as vertigens do mundo: não é de se espantar que depois de décadas ele continue fazendo discos vulcânicos e ao mesmo tempo serenos de tanto expurgar as verdades amargas que a vida foi lhe apresentando ao longo do tempo.

Tom cresceu dentro de uma série de bares com o pai. Dentro da noite.

tumblr_lvsgikAKBv1qetik7o1_500.jpg

As coisas esbarram nele e quando dói na gente a primeira reação é se isolar e depois ter uma conversa; Dar uma volta com ele pela cidade lotada como se ela fosse fantasma e sentar num balcão qualquer para respirar calmamente enquanto mais uma chaga do mundo cão se cicatriza. É normal, faz parte, e assim como as micro-delícias que a vida proporciona, esse tipo de coisa vem e vai: encare!

tumblr_m5vw9ebPXd1rxf2ifo1_500.jpg

Teorias, comparações, influências... Deixo sempre para depois porque aprecio a negação que o cerca de querer atiçar algo que não seja apenas humano. Por favor, não o enalteça [não siga meu exemplo] porque ele não precisa disso, não é nenhuma estrela, mas também não lhe ofereça calmaria ou paz porque o velho se entedia com essas firulas. Ele flana por todos os becos.

O maior aprendizado dele: seja humano. Não no sentido poético e “puro” da coisa, mas no sentido de enxergar as coisas, consciente de que há muita merda por ai, de que você vai levar muitos tombos e de que nossa essência é carnicenta e pronto! Para que disfarçar? Lambuze-se! Seja otimista e sorria porque, condicionalmente, ser pessimista é covardia. Coisa de quem fica sentado num cantinho choramingando “como a vida é cruel”. Isso não é novidade.

You're the same kind of bad as me!

Ps.: Ele tem uma relação intensa com o cinema também. "Down by Law" é um clássico.


Fernanda Pacheco

Tem 20 anos, é formada em história e aprecia certa miscelânea cultural.
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/musica// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Fernanda Pacheco
Site Meter