café não te deixa mais cult

Sabe o que há entre uma xícara de café e outra? Literatura, fotografia, cinema, música... Arte.

Marcelo Vinicius

“Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos” (Ansel Adams).

  • 01112014-_MG_7025.jpg
    O que importa é o amor

    O fotógrafo e escritor Marcelo Vinicius retrata com delicadeza e sensibilidade um casal homossexual.

  • 07.jpg
    O desabafo de um pseudoartista e as suas fotografias

    É lamentável este estado de coisas em mim… Entristece-me. Hoje não irei criar uma matéria nova sobre um artista, seja ele fotógrafo ou escritor, como de costume no Obvious. Desta vez, comentarei um pouco sobre mim e os meus trabalhos. “Falamos tanto de artistas, mas o que se encontra por de trás do tal blogueiro do Obvious, além daquela descrição no fim da página de cada matéria?”, Perguntou-me, uma vez, um dos meus leitores. Assim, apresentarei minhas fotografias e o que me move a fazê-las.

  • fotos_surreais_Oleg_Oprisco_15.jpg
    Fotos surreais de Oleg Oprisco

    Oleg Oprisco é um fotógrafo brilhantemente talentoso nascido em Lviv, na Ucrânia, que faz fotos surreais impressionantes de belas mulheres que parecem fazer parte de um sereno conto de fadas ou que acabam de sair de um sonho. Há uma diferença significativa, entretanto, que o diferencia dos outros artistas que criam alguns trabalhos similares: Oleg usa uma antiga câmera com filme fotográfico da velha escola.

  • 3101.jpg
    'Nu Cotidiano' da fotógrafa Andrea apresenta pessoas nuas em suas rotinas

    Fotógrafa campineira faz projeto de intervenção sobre Nu Cotidiano.

  • pushka.JPG
    A origem de Dostoiévski: escritores russos e seus sobrenomes

    Tolstói e Dostoiévski, Tchekhov e Pasternak, Nabokov e Soljenítsin... A Gazeta Russa descobriu o que significam os sobrenomes dos clássicos russos e de seus personagens.

  • 735972_3664643593270_846943365_o.jpg
    A baiana Clarissa Macedo vence o Prêmio Nacional Academia de Letras da Bahia

    Clarissa Moreira de Macedo venceu o primeiro lugar da premiação, que é uma das mais importantes e concorridas do país.

  • 02.jpg
    Os pobres gagos mentais das nossas Universidades de cada dia

    É preciso tomar cuidado, em especial no que se refere aos jovens, pois o conceito de Academia é muito mais abrangente do que os pseudo-intelectuais e as paredes segregadoras das universidades.

  • double-news.jpg
    Será que a nova adaptação de Dostoiévski é interessante?

    Já sabemos que o filme dirigido pelo cineasta Richard Ayoade, "O Duplo", com Jesse Eisenberg e Mia Wasikowska, vai ser lançado oficialmente no Brasil, provavelmente, em setembro de 2014. O longa-metragem é inspirado livremente no clássico romance "O Duplo", do escritor russo Fiódor Dostoiévski. A produção recentemente marcou presenças nos festivais "London Film Festival" e "Toronto International Film Festival".

  • narciso4.jpg
    A Faixa de Gaza e os escritores egoístas do nosso tempo

    Ao conviver em sociedade, a humanidade desenvolveu as muitas formas de enfrentar coletivamente inumeráveis desafios, dando respostas inteligentes a cada um deles, aprendendo também a dominar as linguagens para expressar tudo aquilo que desejava, como a literatura ou a linguagem escrita.

  • Woodman+Francesca+-+Emmaus.jpg
    O suicídio da fotógrafa Francesca Woodman, segundo o filósofo Arthur Danto

    Suas fotografias são, como toda arte dessa natureza, tão poderosas que é impossível passar por elas sem ser atraído, sem sentir certa perturbação e angústia, sem pensar nos limites do corpo. Francesca explora o corpo humano, seus limites e temas como a solidão, a morte e o feminino.

  • 1234105_487576298005686_1114424132_n.jpg
    Cantora Sarah Stone e seu sucesso na internet com as Cup Songs

    Como disse John Pereira: além do som, as "Cup Songs", da cantora Sarah Stone, estão fazendo sucesso na web.

  • Kick-the-bucket.jpg
    A Geração X está chutando o balde

    Como dizia Nei Lopes, compositor e escritor brasileiro: chutar o balde é quando a gente está cansado de fazer realizar e acontecer contra a corrente. A Geração X está chutando o balde.

  • 9fbdc8b08cbb5285a31d6561973c5354-d4qsips.jpg
    Os livros são caros, mas o carnaval não

    Há uma questão que precisamos abordar: essa cultura de que o livro (conto, romance ou poema) é extremamente caro.

  • floral_prints_and_typewriters_by_o__tebem__o.jpg
    A arrogância do mercado editorial brasileiro: novos escritores

    Escritores iniciantes precisam driblar lógica do mercado editorial e buscar o público. Quanto mais o mercado pende para a divulgação de apenas uns poucos nomes super conhecidos, tanto menos espaço há para novos escritores, desconhecidos, diferentes.

  • oi.jpg
    A Filosofia Da Arte: entrevista Com Arthur Danto

    Na entrevista a seguir, o professor de filosofia e crítico de arte Arthur Danto discorre sobre os principais pontos de inflexão em sua carreira. Figura de proa no pensamento que envolve a arte contemporânea, Danto tece considerações sobre arte e filosofia, aponta as principais divergências entre a crítica universitária e jornalística, reflete a respeito do papel do Estado sobre a arte e defende uma estética do sentido em detrimento de uma estética da forma.

    Aqui podemos conferir uma entrevista com esse grande filósofo, um dos maiores nomes da filosofia da arte dos últimos tempos. É de sua autoria a expressão "artworld" (mundo da arte, ou sistema da arte como é usada em algumas circunstâncias), textos indispensáveis sobre as relações complexas entre arte representacional e abstrata e como a caixa de sabão em pó de Andy Warhol marcou o fim do modernismo e o início de uma mudança filosófica na natureza do objeto de arte.