café não te deixa mais cult

Sabe o que há entre uma xícara de café e outra? Literatura, fotografia, cinema, música... Arte.

Marcelo Vinicius

“Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos” (Ansel Adams).

08 de janeiro, dia nacional do Fotógrafo

Nunca se falou tanto em fotografia como nos dias de hoje. Hoje, as fotografias fazem parte do nosso mundo de uma maneira impressionante. Seja em computadores, smartphones, tablets, câmeras digitais, não importa, aonde olharmos haverá, com certeza, uma câmera embutida pronta para registrar o mundo ao redor. Porém, hoje é o dia de um profissional especial, que vai além de simplesmente "clicar", envolvendo técnicas, arte e hábito de fotografar até mesmo com os olhos.


fotoo9d.png

Nunca se falou tanto em fotografia como nos dias de hoje. Hoje, as fotografias fazem parte do nosso mundo de uma maneira impressionante. Seja em computadores, smartphones, tablets, câmeras digitais, não importa, aonde olharmos haverá, com certeza, uma câmera embutida pronta para registrar o mundo ao redor.

Porém, hoje é o dia de um profissional especial, que vai além de simplesmente "clicar", envolvendo técnicas, arte e hábito de fotografar até mesmo com os olhos, admirar a vida num todo, manter-se sempre atento à luz do dia, à forma das nuvens, às luzes que iluminam as ruas escuras e se encantar com coisas simples que a vida oferece.

08 de janeiro, comemoram-se o Dia Nacional do Fotógrafo, profissional que vive da arte de fotografar e é reconhecido mundialmente por sua habilidade e coragem. Segundo Universidade Ceuma, embora haja algumas controvérsias, a origem desta data é relacionada à chegada da fotografia no Brasil, em janeiro de 1840.

Fotógrafo é a designação profissional para alguém que elabora fotografias estáticas ou dinâmicas. O termo abrange atividades profissionais em campos, como fotografia de filmes (diretor de fotografia), fotojornalismo, fotografia de publicidade, fotografia de natureza, fotografia de moda, aerofotografia, fotografia subaquática, fotografia documental, fotografia de guerra, fotografia panorâmica e fotografia para arte conceitual.

O fotógrafo, além de ter um bom equipamento, tem que ter sensibilidade, que trata-se da criatividade e do olhar do fotógrafo sobre determinada situação. Em muitos casos, é através da lente de um fotógrafo que o mundo passa por transformações e descobertas.

Parabenizamos a todos os fotógrafos e lembramos que fotografia é a arte de desenhar com a luz. Como bem diz Gus Casarin, ser fotógrafo é olhar o mundo num retângulo mágico onde a alma sensível enquadra a beleza mais singela do dia-a-dia.

Ser Fotógrafo, não é um simples "ser", mas possuir o hábito de fotografar até mesmo com os olhos, admirar a vida num todo, manter-se sempre atento à luz do dia, à forma das nuvens, às luzes que iluminam as ruas escuras, se encantar com os reflexos nas calçadas molhadas.

Ser fotógrafo não é só clicar, é sujar os joelhos, buscar um ângulo diferente, revelar uma beleza desafiadora, tentar contaminar a todos com aquele retângulo que, infelizmente, eles não vêem.

Para homenageá-los nada melhor que mostrarmos algumas das melhores fotos do Concurso Fotográfico da National Geographic 2013 e algumas curiosidades do mundo da fotografia.

Melhores fotos do Concurso Fotográfico National Geographic 2013:

Obs.: as legendas são da autoria dos próprios fotógrafos.

PhotoContest_NA1.jpgMestres do disfarce. A coruja oriental é vista aqui fazendo o que ela faz melhor. É preciso ter um olho afiado para detectar estas pequenas aves de rapina. (© Graham McGeorge / National Geographic Traveler Photo Contest)

PhotoContest_NA2.jpgTenho viajado por todo o mundo e por partes da Ásia durante os últimos seis meses e este é um clique que eu fiz em Tiger Palace, em Bangkok. Este é um dos poucos santuários de tigres na Tailândia que não droga os animais e, por causa de isso, eles às vezes se tornam incrivelmente brincalhões – aqui os tigres estão tendo uma briga na água. O que foi realmente surpreendente foi a velocidade com que se movem, em um minuto eles estão a 200 metros de distância, no seguinte eles estão bem perto de você. (© Daniel Sakal / Geographic Traveler Photo Contest Nacional).

PhotoContest_NA3.jpgUm beija-flor com muita fome bebendo da boca de uma pessoa em Wyoming durante uma seca extrema em 2012. (© Sundell Larsen / National Geographic Traveler Photo Contest)

PhotoContest_NA4.jpgJá tinha visto antes jacarés e tartarugas juntos em lagoas, mas nunca deste jeito! Eu estava em Bluebill Pond, em Harris Neck NWR, quando vi o que eu achava que era um jacaré tomando sol em um toco. Quando cheguei mais perto, percebi que ele realmente estava empoleirado nas costas de uma tartaruga! Eu gostaria de ter estado lá para testemunhar como este surpreendente “esprit de corps” aconteceu! (© Mary Ellen Urbanski / Geographic Traveler Photo Contest Nacional)

PhotoContest_NA5.jpgImagine-se como esta árvore solitária, em pé nas ondas de neve. Parque Nacional de Jasper, Alberta, Canadá. (© Victor Liu / Geographic Traveler Photo Contest National)

PhotoContest_NA6.jpgEsta foto foi tirada nas majestosas Cataratas do Iguaçu, Misiones, Argentina. O voo deste bando de andorinhas através das enormes cachoeiras retrata a sensação de liberdade e selvageria que pertencem a esta fantástica maravilha do mundo. (© Francesco Filippo Pellegrini / Geographic Traveler Photo Contest Nacional)

PhotoContest_NA7.jpgNo caminho para Ergaki, Krasnoyarsk Krai, Rússia. O crepúsculo e as luzes de uma das bases. (© Alexander Nerozya / Geographic Traveler Photo Contest Nacional)

PhotoContest_NA8.jpgUma fascinante e deslumbrante visão da brisa matinal em Capadócia, na Turquia. (© Reynaldi Herdinanto / National Geographic Traveler Photo Contest)

Algumas curiosidades do mundo da fotografia:

Curiosidades.jpg


Marcelo Vinicius

“Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos” (Ansel Adams)..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/fotografia// @destaque, @obvious //Marcelo Vinicius