café não te deixa mais cult

Sabe o que há entre uma xícara de café e outra? Literatura, fotografia, cinema, música... Arte.

Marcelo Vinicius

“Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos” (Ansel Adams).

Passado e presente de cidade devastada há mais de um século

Registros históricos dos terremotos que atingiram São Francisco são resgatados e combinados com imagens da cidade nos dias atuais.


972088436115859.jpg

Em 1906, a cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, passou por terríveis terremotos e incêndios. Na época, diversos fotógrafos registraram o momento em fotos em preto e branco que mostram casas e monumentos destruídos.

Mais de um século depois, aproveitando as possibilidades atuais de edição de fotos, o fotógrafo Shawn Clover realizou um incrível trabalho ao juntar esses registros históricos com imagens atuais dos mesmos pontos da cidade atingidos pela devastação de 1900.

Ao tirar uma foto do local exato como os fotógrafos no passado, ele é capaz de realizar uma montagem com as duas fotos, a atual e a antiga, juntando as duas em uma composição perfeitamente real, como se nós estivéssemos pulando entre dois períodos de tempo.

"só basta mover um pé à esquerda e tudo muda", disse o fotógrafo Shawn Clover.

O que acontece é que Shawn Clover encontrou uma forma criativa de usar a edição de fotos para contar a história de como São Francisco se recuperou do terremoto de 1906.

"Eu publiquei o primeiro conjunto de fotografias em 2010 e obtive pouca resposta, pouco sucesso. Mas, o último lote de fotografias que eu postei ficou completamente viral e atingiu a primeira página de dezenas de grandes sites pela internet. O tráfego do meu site subiu mais de 10.000% durante a noite e tinha muitas pessoas me pedindo cópias e um livro das fotos", disse Shawn Clover.

O resultado pode ser conferido na galeria abaixo, em que o passado e o presente se misturam em surpreendentes imagens:

02.jpg

ShawnClover3.jpeg

Shawn Clover6.jpeg

shawn-8.jpg

7803256204_7090495baa_b.jpg

shawn-3.jpg

0000a860_medium.jpeg


Marcelo Vinicius

“Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos” (Ansel Adams)..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/fotografia// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Marcelo Vinicius