café não te deixa mais cult

Sabe o que há entre uma xícara de café e outra? Literatura, fotografia, cinema, música... Arte.

Marcelo Vinicius

“Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos” (Ansel Adams).

Fotógrafa russa Irina Popova retrata vida de filha de viciados

Ensaio da fotógrafa russa Irina Popova testemunha um relacionamento conturbado entre viciados em drogas e uma filha em meio ao furacão.


AnotherFamily10.jpg

Não é a primeira vez se divulga um ensaio testemunhando negatividade sobre crianças, mas este é indubitavelmente mais cru e forte. É daqueles ensaios que faz voltar a nossas mentes a pergunta: "publicar ou não?". Quanto à crueza das fotos, recomendo que respirem fundo e não esperem imagens exatamente suaves.

AnotherFamily11.jpg

A história por trás do ensaio foi publicada pelo site Hypeness e é a seguinte: Tudo começou em 2008, quando a fotógrafa russa Irina Popova foi desafiada a criar um ensaio sobre sentimentos. Vagueando pelas ruas de São Petersburgo em busca de inspiração, esbarrou em Lilya, visivelmente embriagada, que transportava consigo um carrinho de bebê. Lá dentro ia a filha, Asfina. A mulher, que Popova viria a saber depois, estava há vários anos dependente das drogas, acabou por convidar a fotógrafa a conhecer o apartamento e o namorado com o qual o partilhava. Pasha, também viciado, é pai de Asfina. Assim nascia o que viria a ser o livro Another Family.

AnotherFamily4.jpg

Durante várias semanas, Popova captou de forma crua, mas fiel, a realidade dentro daquelas quatro paredes. O apartamento confuso e barulhento, as festas lotadas, os pais dormindo pelos cantos e sob o efeito das drogas e a pequena Asfina, crescendo no meio do caos. O ensaio de Popova ganhou uma dimensão maior assim que as fotos se começaram a espalhar pela Internet, com várias pessoas se reunindo para pedir que Asfina fosse retirada aos pais. E lançou outro debate: deve o fotógrafo retratar o que vê de forma intocada, como um mero observador social, ou era obrigação de Popova intervir na realidade que documentava?

AnotherFamily2.jpg

AnotherFamily1.jpg

AnotherFamily6.jpg

AnotherFamily51.jpg

AnotherFamily7.jpg

AnotherFamily4 (1).jpg

AnotherFamily13.jpg

AnotherFamily14.jpg

Asfina não foi retirada dos pais, mas Lilya, a mãe, não está vivendo com a família. A menina frequenta agora o jardim de infância e está sob a guarda do pai. O livro pode ser encomendado na Amazon.

Dica do Elvio Luiz Por: Alexandre Maia


Marcelo Vinicius

“Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos” (Ansel Adams)..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/fotografia// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Marcelo Vinicius