café não te deixa mais cult

Sabe o que há entre uma xícara de café e outra? Literatura, fotografia, cinema, música... Arte.

Marcelo Vinicius

“Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos” (Ansel Adams).

A descoberta inusitada sobre a fotógrafa Vivian Maier

Uma descoberta, por acaso, pode revelar uma das grandes fotógrafas do século XX: Vivian Maier.


VM1958Z06868-12-MC.jpgA fotógrafa Vivian Maier

Nos últimos cinco anos, o mundo da fotografia ficou totalmente espantado. Um corretor de imóveis e historiador ocasional, descobriu em 2007 um acervo de milhares de fotografias de uma desconhecida, a Vivian Maier. Anos depois, aos poucos se descobriu que ela era uma babá francesa que viveu nos Estados Unidos entre Chicago e Nova York, nunca se casou, não teve filhos e não teve amigos próximos, e que morreu numa casa de repouso, em 2009.

A questão é que as fotografias dela traçavam um panorama impressionante de Nova York e Chicago dos anos 50 e 60, fotografando idosos, crianças, bêbados, moradores de rua e por aí vai - além de muitos autorretratos. Mas ainda era mais do que isso: os especialistas começaram a detectar que ela é possivelmente uma das grandes fotógrafas do século XX, trabalhava com máquinas de qualidade, produzia enquadramentos sensíveis e que aparentemente dialogavam (conscientemente ou não) com os grandes fotógrafos da época. Só que nunca mostrou as suas fotografias para ninguém, aparentemente nem a família que ela trabalhava sabia que havia uma artista genial dentro de casa. Livros e documentários estão sendo produzidos sobre ela e a febre não parece parar.

VM1956W00022-09-MC_VM19XXW04206-07-MC.jpgA fotógrafa Vivian Maier

vivian_maier_vintage_prints_IMG_2910.jpgUma caixa com registros da vida de Vivian Maier

Confira algumas fotografias da Vivian Maier:

01.jpg

02.jpg

03.jpg

04.jpg

05.jpg

06.jpg

07.jpg

08.jpg

09.jpg

VM1959W03438-05-MC.jpg

10.jpg

11.jpg

12.jpg

Promover um trabalho da Vivian Maier e seus prestigiados arquivos fotográficos, através de exposições com curadoria profissional, é o que o núcleo da coleção Maloof. Exposições Itinerantes de Vivian Maier está realizando. As obras de artes da Maier estão disponíveis para empréstimo às instituições, aos museus e as galerias, e fotografias pessoais dos arquivos de Vivian Maier estão também disponíveis para exposições. Para mais detalhes, entre em contato com Martin Fuchs pelo e-mail [email protected]

exhibition_brandeis01.jpg

exhibition_lumiere_01.jpg

exhibition_london_street_festival_01.jpg

Confira também o trailer do documentário sobre a fotógrafa Vivian Maier:

Visite o site oficial Vivian Maier

* Tradução: Laurênio Leite e Marcelo Vinicius


Marcelo Vinicius

“Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos” (Ansel Adams)..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/fotografia// @destaque, @hplounge, @hp, @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Marcelo Vinicius