café não te deixa mais cult

Sabe o que há entre uma xícara de café e outra? Literatura, fotografia, cinema, música... Arte.

Marcelo Vinicius

“Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos” (Ansel Adams).

Mais uma vez o escritor Dostoiévski é adaptado ao cinema

Depois do melancólico "Submarino", Richard Ayoade volta a sentar-se na cadeira de realizador desta vez com "O Duplo", uma adaptação do romance homónimo de Fiódor Dostoiévski.


The-Double-Review-The-Marshalltown-1.jpg

O filme O Duplo, do diretor Richard Ayoade (Submarino, 2010), acaba de divulgar outros dois novos trailers. O longa conta a história de um homem que fica paranoico quando chega para trabalhar e se depara com um sujeito idêntico a ele mesmo, inclusive com o mesmo nome.

Jesse Eisenberg, de A Rede Social (2010), é Simon (e James), o protagonista da história. Simon é um homem tímido, que sofre dificuldades para se relacionar e se vê ignorado pela mulher que ama. A chegada de James no escritório onde ele trabalha provoca uma grande mudança em sua vida e ele começa a acreditar que este homem está tentando lhe roubar a vida.

Mia Wasikowska, de Alice no País das Maravilhas (2010), interpreta Hannah, o grande amor da vida de Simon.

O roteiro foi baseado no romance homônimo do escritor russo Fiódor Dostoiévski, que foi considerado um dos maiores romancistas da literatura russa e um dos mais inovadores artistas de todos os tempos. É tido como o fundador do existencialismo, mais frequentemente por Notas do Subterrâneo, descrito por Walter Kaufmann como a "melhor proposta para existencialismo já escrita".

O livro O Duplo foi escrito um ano após a estreia do autor com Pobre gente. No Brasil, ele foi publicado pela Editora 34.

O filme baseado no livro O Duplo tem estreia no Brasil prevista para este ano de 2014, com distribuição da Europa/Mares Filmes.

No filme, um homem é levado à loucura ao conhecer uma pessoa exatamente igual a ele, podendo ser considerado um gêmeo. Nesse sentido, O Duplo narra as aventuras de um homem e das suas terríveis inquietações em torno de um colega que lhe usurpa a identidade enquanto seu homônimo.

The-Double-Credit-Dean-Rogers-3695-copy.jpg

Ao mesmo tempo que se tem falado da adaptação ao cinema do livro de José Saramago, O Homem Duplicado, este parece ser mais um filme sobre pessoas duplicadas. Mas numa era em que a identidade e a individualidade são cada vez mais ameaçadas com a massificação, talvez não seja má ideia abordar o tema mais do que uma vez e por mais do que uma perspectiva.

Confira os trailers:

Ficha técnica:

Lançamento: setembro de 2014 (1h33min)

Dirigido por: Richard Ayoade

Gênero: Drama , Suspense

Nacionalidade: Reino Unido

* Uai, Espalha Factos, Trailer Todo Dia


Marcelo Vinicius

“Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos” (Ansel Adams)..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/cinema// @destaque, @hplounge, @hp, @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Marcelo Vinicius