café não te deixa mais cult

Sabe o que há entre uma xícara de café e outra? Literatura, fotografia, cinema, música... Arte.

Marcelo Vinicius

“Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos” (Ansel Adams).

Fotos surreais de Oleg Oprisco

Oleg Oprisco é um fotógrafo brilhantemente talentoso nascido em Lviv, na Ucrânia, que faz fotos surreais impressionantes de belas mulheres que parecem fazer parte de um sereno conto de fadas ou que acabam de sair de um sonho. Há uma diferença significativa, entretanto, que o diferencia dos outros artistas que criam alguns trabalhos similares: Oleg usa uma antiga câmera com filme fotográfico da velha escola.


surreal-photography-oleg-oprisco-0.jpg

Uma boa câmera e várias opções de lentes são o suficiente para garantir uma boa foto? E o contrário: é possível tirar excelentes fotos com câmeras simples? O fotógrafo ucraniano Oleg Oprisco prova com seu trabalho que não é a câmera que faz um bom fotógrafo, mas o domínio da técnica e a prática.

Em sua série de fotografias, Oprisco transforma o mundo em algo surreal, trazendo elementos lúdicos e criando cenas do absurdo. E tudo isso com uma Kiev 6C e uma Kiev 88, câmeras que custam aproximadamente R$ 100 cada, e fazendo uso de zero Photoshop.

Do cenário à roupa das modelos, tudo é pensado com antecedência para criar o resultado final sem ser preciso confiar na pós-edição. Apostando na luz, nos objetos e na maquiagem certa, o fotógrafo cria fotos de cair o queixo!

"Eu cheguei a conclusão que esta técnica era a ideal para quem faz tudo sozinho. Eu planejo um conceito, crio as roupas, look, maquiagem e também escolho o local", explica Oleg, que continua: "Antes de fotografar, planejo o esquema geral de cores. De acordo com a paleta escolhida, eu selecionar as roupas, adereços, localização, etc. Sempre me certificando de que tudo que estiver envolvido com o ensaio tenha uma única gama de cores."

surreal-photography-oleg-oprisco-2.jpg

"Cada uma das minhas fotos é uma cena da vida real. Essa é a fonte perfeita de inspiração para mim.", disse o fotógrafo Oleg.

Oleg dá alguns conselhos para os jovens aspirantes a fotógrafos: "Largue seu emprego e vá fotografar... se você acha que realmente é isso que quer fazer, faça", disse ele. "A liberdade, felicidade, dinheiro... enfim, tudo isso vem com o tempo se você deixar a coisa toda fluir e fotografar como se não houvesse uma manhã!"

Complicado, hum? Mas, foram os conselhos dele!

Confira o site do fotógrafo aqui.

Segue algumas fotografias:

fotos_surreais_Oleg_Oprisco_07.jpg

fotos_surreais_Oleg_Oprisco_15.jpg

surreal-photography-oleg-oprisco-5.jpg

surreal-photography-oleg-oprisco-9.jpg

surreal-photography-oleg-oprisco-11.jpg

surreal-photography-oleg-oprisco-12.jpg

surreal-photography-oleg-oprisco-21.jpg

surreal-photography-oleg-oprisco-28.jpg

surreal-photography-oleg-oprisco-24.jpg

* Ideia Fixa / Metamorfose Digital


Marcelo Vinicius

“Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos” (Ansel Adams)..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/fotografia// @destaque, @obvious //Marcelo Vinicius