caleidoscópio virtual

Um emaranhado de coisas sentindo sentido.

Érica Ariano

Apaixonada por tudo que é futurista e único, sofre de curiosidade latente e desprendimento de convenções. Também é louca por marketing e café - além de um monte de outras coisas em meio a tudo isso.

Leap Motion - O futuro já chegou?

Que tal controlar as funções de seu computador como no filme Minority Report? Isso já é possível com a tecnologia do Leap Motion Controller, um sensor de movimento que promete revolucionar a forma como usamos o PC e ainda se diz 100 vezes mais preciso que o Kinect da Microsoft.


tech_innovator22__01__630x420.jpg

Já ouvi falar do Leap Motion?

Leap Motion é um controlador de movimento que veio ao mundo em 2013 com a promessa de transformar o uso do computador pessoal em uma experiência única, totalmente nova – permitindo ao usuário fazer coisas que nunca sonhou ser possível, um tipo de mágica, como conta a fabricante Leap Motion Inc.

A primeira vez que eu o vi funcionando, me lembrei imediatamente das cenas de Minority Report, aquelas em que o personagem de Tom Cruise manipulava os dados apresentados em tela sem sequer tocar nela. Um simples movimento dele fazia a magia acontecer.

fajb_leap_motion_01_jun2012.gif

Com o Leap Motion também é assim. Ele é um sensor de movimento que torna a interação com o computador muito mais divertida. É um dispositivo bem pequeno (80 x 30 x 12,7 mm) que utiliza duas câmeras monocromáticas IR e três LEDs infravermelhos para captar os movimentos e transformá-los em ação no seu computador. Mesmo tão pequeno, seus sensores não se comparam a qualquer uma das câmeras de profundidade disponíveis no mercado, e segundo a fabricante são 100 vezes mais precisos que os do Kinect da Microsoft.

Leap-Motion-controller.jpg

O espaço tridimensional interativo – também chamado de bolha virtual - tem cerca de 8 pés cúbicos e dentro dele os sensores captam todos os movimentos.

bolha virtual.jpg

O curioso é que ele funciona exatamente com aquilo que a gente já tem - mãos e dedos. Além do cabo que o conecta ao computador, não será preciso mais nada para o Leap Motion funcionar. Com ele você é o instrumento. Você poderá navegar na internet, ler artigos, folhear fotos e tocar músicas apenas levantando um dedo. Também poderá desenhar e pintar utilizando suas mãos, um lápis ou um pincel de verdade. Jogar com certeza será muito mais interessante usando esse novo gadget que está entre os Top 10 de 2013 escolhidos pela revista Time.

O sensor custa US$79,99 dólares e pode ser encontrado no site da empresa e também na Amazon. Ainda não está sendo comercializado no Brasil mas a fabricante garantiu que as vendas se iniciarão por aqui ainda esse ano.

Como imagens são muito melhores que palavras, veja abaixo o vídeo do Leap Motion em ação.

A Leap Motion Inc. também disponibiliza uma boa quantidade de Apps na sua loja, a Airspace Store, para que sejam usados com o controlador. O beatboxer Ryo Fujimoto utilizou um desses Apps para controlar os instrumentos musicais enquanto fazia sua percussão vocal. Como você pode conferir, foi muito Humanelectro na veia.

Até a HP já entrou na onda do controlador e lançou o primeiro notebook do mundo com o Leap Motion integrado.

Mas diz aí, você acha mesmo que o o futuro chegou e o Leap Motion vai revolucionar a forma de usar o PC? Acha que ele é melhor que o Kinect? Conta pra gente.


Érica Ariano

Apaixonada por tudo que é futurista e único, sofre de curiosidade latente e desprendimento de convenções. Também é louca por marketing e café - além de um monte de outras coisas em meio a tudo isso..
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/tecnologia// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Érica Ariano