camila nascimento

Tudo flui como um rio. Nada é permanente, exceto a mudança.

Camila Nascimento

é escritora amadora. Autora do Tumblr: camisnascimentoo.tumblr.com
Dona da página: Café e Poesia e do Blog: La Poésie Est Dans la Rue.
Uma futura Química, apaixonada por arte.
Uma mulher feita de carne e letras.

O machismo já ouviu falar em Marie Curie?

Mas uma coisa posso dizer: Marie Curie já ouviu falar muito de machismo, até conviveu com ele.
Só que nunca foram amigos. A prova disso foi sua formação, sua carreira como Cientista em tempos tão difíceis por volta de 1891/1893.


Marie_Curie_Wallpapers.JPG

Marie Curie nasceu em 7 de novembro de 1867 e foi uma Física e Química polonesa. Ela foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel, chegando a ganhar dois prêmios Nobel em áreas diferentes.

Vamos entrar um pouco na história de Marie? Pois bem, você consegue imaginar o quanto deve ser difícil ser impedida de entrar no ensino superior? O pior, ser impedida por causa de diversas barreiras de gênero. Isso mesmo, Marie conheceu o machismo no meio de sua rotina de estudos, na sala da universidade com vários homens, nos prêmios que carregavam nomes de diversos homens e jamais de mulheres. Após ser impedida de entrar no ensino superior, que só aceitava homens. Marie continuou seus estudos na “Flying University”, uma instituição polonesa que permitia a entrada de mulheres. Com sua coragem, inteligência, seguiu com seus estudos e provou que mulher pode ser cientista, que pode viver entre homens e contribuir para o avanço da ciência.

curie.jpg

Curie trabalhou durante anos como governanta, conseguiu ir para Paris com seu dinheiro ''suado'' e prosseguir seus estudos em Física e Química na Sorbonne, em 1891, com 24 anos. A vida de Marie foi bem difícil, teve que lutar para conseguir seus objetivos, passou fome, enfrentou crises com um forte machismo da época. Mas com todos os problemas, Marie só aumentou sua coragem e em 1893 completou seu curso, logo após, conheceu Pierre Curie, professor de Física, com quem se casou.

Pierre Curie, incentivou-a a estudar as radiações. E assim, Marie ficou conhecida pelo termo ''radioatividade''. Através de seus próprios experimentos, teorizou a liberação de energia radioativa pelos átomos, que os raios vinham da estrutura atômica dos próprios elementos. Marie era fascinada pela Radioatividade, tinha uma profunda admiração pelo Físico Francês Becquerel, que descobriu que sais de Urânio eram capazes de emitir raios. Marie investiu muito nessa área apesar de suas dificuldades financeiras, e assim, descobriu dois elementos radioativos, que logo receberam os nomes de Polônio e Rádio, que contribuíram muito para o desenvolvimento de Raios X, um método super importante para nossa medicina!

E como já sabemos, através do seu trabalho com Radioatividade, se tornou a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel de Física, junto com o seu marido Pierre e o físico Becquerel. Infelizmente, Pierre faleceu em um acidente de viação. Marie se tornou a primeira professora mulher do curso de Física da Sorbonne. Continuou suas pesquisas e em 1911 ganhou o Nobel em Química. Em 1914, Curie propôs o uso da radiografia móvel para o tratamento de soldados feridos durante a Primeira Guerra Mundial

Quem diria que aquela mulher rejeitada pela Academia de Ciências de Paris, aquela mulher vítima do machismo, seria o foco de muitos físicos e produtores de cosméticos, que usavam material radioativo. Que seria famosa por suas pesquisas e descobertas. Marie foi a fundadora do Instituto do Rádio, em Paris, onde se formaram cientistas importantes e bem reconhecidos.

Marie Curie morreu na França, acho que todos já podem imaginar o real motivo, ela trabalhou durante muito tempo com Radioatividade, teve uma exposição enorme a radiações durante o seu trabalho, e infelizmente, Marie faleceu com Leucemia devido a isso.

Curie deixou seu importante legado para nós, a força de uma mulher, a inteligência que não tem segredo, e sim, apenas estudo ao extremo. Provou que poderia sim ser uma cientista. E você? O que possui como objetivo? A luta ainda persiste todos os dias. Lute!

Se Curie pôde passar por todas essas barreiras, todas nós podemos! Somo todas Curie!

Para finalizar, vou citar algumas curiosidades sobre Marie:

Marie tem um livro chamado "Radioactivité", considerado um dos documentos fundadores dos estudos relacionados com a Radioatividade clássica.

A sua filha, Éve Curie, escreveu a mais famosa das biografias da cientista, que foi amplamente traduzida em vários idiomas. Esta obra deu origem a um filme de 1943: "Madame Curie", realizado por Mervyn LeRoy e com Greer Garson no papel de Marie.

Foram também feitos dois telefilmes sobre a sua vida: "Marie Curie: More Than Meets the Eye" (1997) e "Marie Curie - Une certaine jeune fille" (1965), além de uma Minissérie francesa, "Marie Curie, une femme honorable" (1991)

O elemento 96 da tabela periódica, o Cúrio, símbolo Cm foi batizado em honra do Casal Curie. tumblr_mscvbxMtCW1rnq3cto1_r1_1280.jpg

Duas imagens da Conferência de Solvay, com os grandes nomes da física, inclusive, Marie Curie está presente. A única mulher no meio de tantos homens. Podemos ver a única representante do sexo feminino.


Camila Nascimento

é escritora amadora. Autora do Tumblr: camisnascimentoo.tumblr.com Dona da página: Café e Poesia e do Blog: La Poésie Est Dans la Rue. Uma futura Química, apaixonada por arte. Uma mulher feita de carne e letras. .
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/sociedade// @destaque, @hplounge, @hp, @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Camila Nascimento