caneta tinteiro

Rascunhos digitais. Textos analógicos.

Murilo Reis

Murilo Reis nasceu em Araraquara/SP. Mestrando em Estudos Literários pela Unesp, escreve para o site "Homo Literatus". É autor do blog "O paralelo" e do livro de contos "Identidades secretas" (Lamparina Luminosa, 2016)

Bill Watterson: um gigante oculto entre meros mortais

O documentário Dear Mr. Watterson apresenta o alcance imensurável da história em quadrinhos Calvin and Hobbes.


calvin-and-hobbes-iphone-wallpaper.jpg

Quem nunca teve contato com a tira Calvin and Hobbes, a famosa criação de Bill Watterson que se tornou um marco mundial dos quadrinhos? Sua mídia pioneira de publicação sempre foram os jornais, mas o pequeno troublemaker e seu inseparável amigo felino podem ser vistos até em livros escolares, representando exemplos sagazes de ironia e crítica à humanidade.

O documentário Dear Mr. Watterson, dirigido por Joel Alles Schroeder, aborda o infinito alcance que a obra de Watterson atingiu e atinge no mundo, cativando milhares de leitores com faixa etária indefinida. Schroeder apresenta pessoas que se tornaram admiradoras incondicionais da imaginação do pequeno garoto de cabelos espetados.

calvin-hobbes-oral-report.jpg

São exibidos depoimentos de leitores comuns, que relatam o dia em que tomaram conhecimento da tira, bem como de artistas que, de alguma maneira, inspiraram-se no trabalho de Watterson. Para muitos deles, o feito desse recluso quadrinista jamais será repetido.

Bill publicou sua última tira de Calvin and Hobbes em 1995. Porém, ela nunca deixou de ser um sucesso. Tal popularidade fez com que diversas oportunidades de tornar seus personagens uma marca rentável fossem apresentadas. Todas as propostas foram negadas por ele, que manteve a promessa de conservar sua criação no âmbito da nona arte. Esses e outros temas, como sua atitude reclusa e avessa ao sucesso, são discutidos no documentário, narrado na dinâmica de uma revista em quadrinhos.

calvin2.gif

O fato de Watterson fugir de qualquer holofote que lhe seja direcionado aumenta ainda mais o fascínio por sua obra. Faz parecer que sua intenção, além de fazer o que gostava, era deixar algo para a humanidade que pudesse tornar o seu mundo um pouco melhor. Na última semana, o cartunista Stephan Pastis revelou que Watterson desenhou disfarçadamente três episódios de sua tira, Pearls Before Swine, mostrando que ele ainda está por aí, um gigante caminhando de maneira oculta entre simples mortais (veja o texto no qual Stephan descreve todo o processo aqui).

Dear Mr. Watterson não é apenas para aqueles que gostam e conhecem profundamente Calvin and Hobbes, mas todos que gostam de histórias em quadrinhos, esse universo vasto e inexplicavelmente único.


Murilo Reis

Murilo Reis nasceu em Araraquara/SP. Mestrando em Estudos Literários pela Unesp, escreve para o site "Homo Literatus". É autor do blog "O paralelo" e do livro de contos "Identidades secretas" (Lamparina Luminosa, 2016).
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Murilo Reis