Geisiane Gomes

Whisky paraguaio com uma pitada de poeira das estrelas.

  OBVIOUS dá 40% desconto na Amazon

George Orwell - 1984

O novo brega brasileiro, sem medo de ser brega e feliz

A música brasileira nunca foi tão brasileira, tão do povo. Tão cheia da nossa pluralidade, da nossa comunhão de etnias!



36597_ext_arquivo.jpg

Gaby Amarantos

Você primeiro se sente irritado com o som, depois de ouvir duas vezes a única coisa que você consegue fazer é tremer. Não é tremer de medo, é dançar, se divertir e ser feliz. Tudo isso por conta das músicas da Gaby Amarantos e de outros precursores do Tecnobrega. Ritmo que veio retomar o Brega, mas de forma mais jovem e divertida. Com mistura de várias outras vertentes musicais, vindas principalmente do norte do Brasil.

Em 1922, a Semana de Arte Moderna vinha estrear o movimento antropofágico, usufruíamos das artes europeias e criávamos uma arte totalmente nova. Antes Europa, agora o processo antropofágico acontece com fontes dos quatro cantos desse país continental. Feitas com o que vêm do povo, as músicas do Tecnobrega não discriminam ninguém e ainda fazem humor, coisa de brasileiro sabe?! Têm MPB, pop, o antigo brega, calypso, de tudo um pouco.

Com muita luz, muita cor, muita ‘aparelhagem’ e efeitos visuais e sem medo da divulgação gratuita das produções o novo brega não se cansa de inventar. Gaby Amarantos e Banda UÓ são os artistas mais famosos desse momento. As músicas falam de amor, de traições, das loucuras das paixões e de tudo que vem do povo. O visual não fica atrás na hora do exagero. Elas são coloridas divertidas e cheias de estilo, quase que superproduções.

Banda-UO-658x3501.jpg

Banda UÓ

Sofrendo criticas, como tudo que é bom ou no mínimo faz questionar, compreendido por muitos e odiado por poucos, o tecnobrega, eletrobrega ou brega pop, vem crescendo no país e invadindo as playlists. Seja por conta das trilhas sonoras das novelas ou da simples divulgação boca a boca dos seus apreciadores.

Geisiane Gomes

Whisky paraguaio com uma pitada de poeira das estrelas..
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x1
 
Site Meter