chrizoca

Expressando os sentimentos como exercício para a alma

Christiane Afondopulos

Psicóloga e Advogada, mas que acima de tudo ama escrever e se encontrar em meio às palavras.

QUAIS SÃO AS CAUSAS QUE TE COMOVEM?

Por que lutar apenas por uma causa? Por que não se importar com todo e qualquer tipo de injustiça?


direitos-fundamentais.jpg

Numa época marcada pela valorização do status de defensores das causas sociais, fica muito claro identificar um perfil cego e egoísta no momento em que muitos buscam apenas o reconhecimento pessoal.

É comum ver alguém que escolhe uma causa e a defende com unhas e dentes. Até aí tudo muito lindo com reconhecimento mais do que merecido. O mundo precisa disso, de pessoas que o mantenham em harmonia. Mas para muitos existe somente a “sua” causa, a única que merece respeito e atenção, esquecendo-se de todas as outras.

Nenhuma causa é mais importante do que a outra. Uns ajudam os enfermos (físicos e psíquicos), uns defendem os desabrigados, uns defendem os menos afortunados, uns defendem os animais, uns defendem o meio ambiente, e por aí vai.

Não estou dizendo que uma única pessoa deve abraçar todas as causas do mundo, até porque isso exige tempo e diversos outros recursos (financeiro, por exemplo). O que chamo a atenção é para o simples reconhecimento, praticamente óbvio, de que tudo isso tem o mesmo valor e merece a mesma proteção.

Se você se sensibiliza diante de um animal indefeso, como não se sensibilizar com uma criança carente? Se você luta por um meio ambiente saudável, como não se importar com um governo que não ampara os desabrigados? Existe por acaso algum gráfico que determina o que é mais ou o que é menos fundamental?

Parece meio ilógico e um tanto egoísta lutar por uma causa e deixar de considerar todas as outras. Parece que muitos só defendem aquilo que realmente lhes interessa. Aí é que está o problema, a satisfação não deve ser pessoal e sim coletiva.

Na política a mesma coisa. Por que pensar somente naquilo que lhe beneficia e esquecer de tantas outras coisas que sustentam todo o resto da população? A sua empresa pode estar falindo da mesma forma que muitos estão perdendo suas moradias ou morrendo por falta de atendimento médico!!! Por que achar que o seu problema é maior que o do outro? Por que escolher o governo que lute somente pela sua causa?

Esse é o modelo mais ensinado desde a infância, o do salve-se quem puder, faça o que for bom pra você, faça alguma caridade contanto que ela lhe traga alguma vantagem, escolha um ideal e grite por ele esquecendo-se de todos os outros.

Vejo pessoas defendendo lindas causas e não se comovendo com outras que estão no mesmo patamar!!

Acredito e valorizo o coração que pulsa por todos os ideais, por todas as causas desse mundo que necessitam de ajuda, por toda e qualquer injustiça ou desigualdade, sem nenhuma prioridade. Esse coração sim, não tenta nenhum reconhecimento pessoal, mas busca o bem estar coletivo.


Christiane Afondopulos

Psicóloga e Advogada, mas que acima de tudo ama escrever e se encontrar em meio às palavras..
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/recortes// @destaque, @hplounge, @hp, @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Christiane Afondopulos