cinema esgoto e outras mentiras...

Porque a arte sai do ego e vai pro ralo...

Gustavo Halfen

Pós graduando em Cinema de pela UTP. Gustavo escreve para dois blogs e é colaborador do site Pipoca Moderna. Além de ser biólogo, poeta, compositor, pintor, escritor, blogueiro...

  • duna 04.jpg
    Jodorowsky's Dune: o maior filme de todos os tempos

    O maior filme de todos os tempos existe! Mas nunca foi lançado, foi o projeto megalomaníaco criado por Alejandro Jodorowsky, que contava com a participação de Pink Floyd, Orson Welles, Salvador Dalí, entre outros.

  • godzillaprevia.jpg
    O novo "velho" Godzilla

    O novo Godzilla está nas mãos de um experiente diretor em relação a monstros, Gareth Edwards; que realizou uma obra completa, trazendo a metáfora das bombas de Hiroshima e Nagasaki de 1945, referenciando o Godzilla original e ainda produzindo um excelente blockbuster.

  • el bella vista.jpg
    El Bella Vista: filme uruguaio traz metalinguagem em uma crônica da sociedade atual

    Em uma ficção dentro de um documentário, El Bella Vista conta a estória de um prédio que abrigou três ambientes contraditórios entre si; sede de um clube de futebol, um prostíbulo de travestis e um centro de catequese. Referências de Novelle Vague, sexo, religião e futebol, fazem deste prédio uma metáfora da sociedade atual em transformação.

  • o-amante-da-rainha-cena-3.jpg
    "O amante da rainha" um filme de época com temas atuais...infelizmente.

    O amante da rainha (Em kongelig affaere), filme dinamarquês que se ambientaliza no século XVIII, traz à tona a luta por ideais de liberdade, igualdade e justiça; até hoje ainda não conquistados pela sociedade...infelizmente.

  • ensaio 04.jpg
    ENSAIO DE ORQUESTRA de Fellini: Uma sociedade fora de sintonia

    Ensaio de Orquestra de Fellini, da homenagem a música à crítica social. Nada ali, passa despercebido; se lançado na época do sequestro, tortura e assassinato do primeiro ministro, Aldo Moro, pelas Brigadas Vermelhas, fosse mera coincidência. Ao menos até hoje o longa é referenciado e comparado com obras proféticas como "1984" e "Admirável Mundo Novo".

  • this is england 01.jpg
    This is England: as duas vertentes do skinhead

    This is England é um longa metragem de 2006, dirigido por Shane Meadows, que expõe a crise que a Inglaterra passava nos anos 1980. Diferentes gangues conflitavam entre si. Xenofobismo, reggae e skinheads eram o reflexo do país liderado por Margaret Thatcher.

  • only-god-forgives-gosling-fight.jpg
    ONLY GOD FORGIVES: o filme de autocura de Nicolas Refn

    Diferente de Drive, filme que consagrou o diretor em Cannes em 2011, Only God Forgives é um projeto mais pessoal do diretor dinamarquês Nicolas Winding Refn, com um intuito menos comercial e mais de autocura; onde o diretor expõe seus medos e pesadelos em um filme sobre redenção, violência e sonhos.

  • laurence anyways 02.jpg
    Laurence Anyways: a temática trans em voga no cinema.

    O jovem diretor canadense Xavier Dolan deixa explícito em seu terceiro filme, seus principais objetivos em fazer cinema. Sua luta pelos direitos de liberdade sexual. A temática gay, agora está mais florescida do que nunca, em Laurence Anyways ele explora a transexualidade na sociedade; seu impacto nas famílias, nas ruas e nos relacionamentos, além de criar um universo à parte desconstruindo o visual oitentista e noventista que se passa no longa metragem.

  • howl animation.jpg
    Uivo: o grito da geração beat

    O longa metragem “Uivo”, homenageia um dos maiores poetas do século passado. Allen Ginsberg, um dos fundadores do movimento beatnik, foi além de escrever poemas; ativista político e defensor da liberdade, Ginsberg foi umas das peças chaves da quebra de paradigmas comportamentais dos jovens estadunidenses nos anos 1950 e 1960; lutou pela legalização da maconha e liberdade sexual, tanto dentro como fora dos EUA.

  • cores poster 04.jpg
    Cores: uma homenagem poética ao vazio do “existir”.

    Em uma época onde sócio-culturalmente tudo já foi feito, pegando carona com a banalização da informação pela popularização da internet; é inegável que um tédio neo existencialista tenha se apossado da juventude pós punk brasileira. Essa temática é retratada no acinzentado longa metragem “Cores”.

  • NMR.jpg
    Nicolas Winding Refn: do gangsta movie ao neon noir

    Nicolas Winding Refn é um diretor dinamarquês conhecido pela trilogia Pusher que trata do submundo das drogas de Copenhague. Além de Bronson, filme inspirado no prisioneiro mais violento da Grã Bretanha, Refn foi vencedor do prêmio de melhor diretor de Cannes em 2011 com o longa Drive, um filme fetiche inspirado na construção do mito do herói. O diretor se destaca pela construção de cenas de silêncio que precedem a ultraviolência embelezada por cores brilhantes e pela afinada trilha sonora. A mistura de temas fantásticos com a realidade nua e crua, tornou-se sua assinatura, e hoje é considerado um dos cineastas mais promissores da atualidade.

  • the god, the bad and the ugly duelo.jpg
    A onipresença do gênero western no cinema moderno

    O cinema western, considerado um dos principais gêneros da sétima arte, obteve seus anos dourados nas décadas de 1930 e 1940, principalmente com os filmes de John Ford. Porém por toda a trajetória da história do cinema e, inclusive na atualidade suas características são frequentemente homenageadas. Embora muitas vezes despercebidos, os filmes de máfia, super heróis e thrillers de ação são recheados de referências dos mocinhos e bandidos do velho oeste.