coisas que pairam

Música, fotografia, design e outras coisas que pairam

Dimitry Uziel

é designer gráfico, colecionador de madrugadas, fragmentos, imagens e estranhos sons.

Um passeio sobre os devaneios de Coco e Rosie

Fragmentos sobre as lindas canções das irmãs CocoRosie e o maravilhoso filme de Emma Freeman


Jean Marc © 2012 Jean Marc © 2012

Num mundo de possibilidades infindáveis, de criatividade incessante, eis que nos surge duas irmãs estranhamente maravilhosas, compondo ricas canções dentro de uma sonoridade que vai além da lógica – Freak Folk, Indie, Dream Pop, Lírico, Trip Hop, Experimental – chame como quiser, o que realmente importa é a atmosfera que nos circunda e, ao escutá-las, somos conduzidos a uma espécie de capsula, uma bolha de sensações macabras e graciosas.

Nascidas nos Estados Unidos, Bianca Leilani Casady (Coco) e Sierra Rose Casady (Rosie) se reencontraram anos após cada uma seguir suas respectivas vidas distantes. Em Paris o pontapé inicial foi dado. E é aí que somos presenteados com tanta beleza.

Coco Dimitry Uziel © 2013

Rosie Dimitry Uziel © 2013

Não pretendo me prolongar e falar sobre a vida pessoal de cada uma, nem detalhar música por música ou álbum por álbum. Quero falar sobre céus e infernos, alegrias e tristezas, sentimentos e lugares tão desconhecidos, mas que, através da música, tanto nos aproximamos.

Além de uma sonoridade ímpar, destas que venho acompanhado há mais de 5 anos — apresentadas por um bom e velho amigo ilustrador e apaixonado por músicas do gênero —, há um vídeo em especial que forma uma obra-prima em conjunto (áudio e visual). Pois existem músicas que são boas para se escutar, assim como existem vídeos que são bons para se assistir. Mas, aqui, estou a falar de uma canção digna de se ser assistida, de um vídeo maravilhoso para ser escutado. Extraído do mais recente álbum, Tales of a GrassWidow, de 2013, a faixa 3, que recebera o título Child Bride. O vídeo paira sobre famílias que têm como cultura casar suas jovens meninas menores de 18 anos, em muitos casos, meninas de 8 ou 9 anos de idade. No papel da jovem noiva, a pequena Imogen Verrocchi atua maravilhosamente bem. O filme, dirigido e produzido por Emma Freeman, possui uma tristeza natural e delicada, nada pesado. Mas o final... Ao sutil toque da mão do “marido”, nos conduz a grandiosos questionamentos e, talvez uma leve amargura.

Em suma, uma das mais lindas produções audiovisuais e uma verdadeira obra musical. As frases: “Eu assisti ao vento soprar pela grama / Através da janela” e “Eu assisti as flores crescerem / Fora da minha janela” dizem por si só.

Mas não vale ouvir sem assistir. O conjunto da obra é a maravilha que se sobrepõe.


Dimitry Uziel

é designer gráfico, colecionador de madrugadas, fragmentos, imagens e estranhos sons..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Dimitry Uziel