Débora Cerveira

Formada em moda e amante do universo das artes.
Apaixonada por literatura e colecionadora de sonhos.
Maluca por natureza.

Terry Richardson e sua fotografia subversiva

Quem nunca viu pelo menos uma das fotos de Terry Richardson circulando por ai? Fotógrafo queridinho das celebridades, ele utiliza uma técnica muito simples de fotografia instantânea (Snapshot), nos propondo um novo olhar sobre o mundo da moda e da fama.


terry.jpg Terry Richardson. Fonte: Tumblr

Filho de Bob Richardson, também fotógrafo e da designer Annie Lomax, o excêntrico fotógrafo de moda americano, Terry Richardson, nasceu em Nova Iorque, em 1965 e fez fama com suas fotos divertidas e singulares, conquistando o público e fazendo com que todas as celebridades desejassem posar para os cliques da sua câmera.

gagajpg - tumblr.jpg Lady gaga. Fonte: Tumblr

O artista iniciou sua carreira em fotografia como assistente de Tony Kent, fotógrafo conhecido de sua mãe, ainda adolescente. Terry fez e ainda faz diversos editoriais para revistas consagradas como Vogue, Harper's Bazaar, Rolling Stones, e muitas outras, além de fotografar para inúmeras marcas de moda, como Hugo Boss e Levi's. Conhecido por fotografar celebridades (é amigo de muitas delas!), Terry construiu sua identidade como artista utilizando somente o fundo branco básico, captando com espontaneidade cada pessoa na mais simples das situações.

sky ferreira.jpg Sky Ferreira Fonte: terrysdiary.com

tumblr_lindsay lohan.jpg Lindsay Lohan. Fonte: terrysdiary.com Terry já fotografou artistas como Obama, Lady Gaga, Amber Heard, Miranda Kerr, Lindsay Lohan, Gisele Bundchen, Katy Perry, James Franco e inúmeros outros.

obamajpg-tumblr.jpg Barack Obama Fonte: Tumblr

amy winehous - tumblr.jpg Amy Winehouse Fonte: Tumblr

Ele mesmo adora sair nas fotos, tanto que quando produziu um editorial para a marca de joias do designer David Webb, ele encomendou bonecos em borracha com seu rosto, estratégia encontrada para se "vender" como fotógrafo, já que as joias eram o foco do editorial.

david-webb-3.jpg Campanha David Webb Fonte: Fashion Gone Rogue

Além da fama de fotografar famosos, Terry adora abordar temas inusitados como a sexualidade e o bizarro, propondo uma nova forma de enxergar a beleza. Quando trabalha com o tema sexualidade, ele nos traz um novo olhar, carregando suas imagens de duplo sentido, mas, não podemos deixar de destacar, sempre com extrema beleza, originalidade, diversão e muitas vezes, polêmica, características que são fortíssimas em seu trabalho.

07terry-richardson-megan-fox.jpg Megan Fox Fonte: GQ Magazine

Em 2011, Terry foi o fotógrafo convidado para produzir o livro “Rio – Cidade maravilhosa”, que conta com a participação não só de famosos, mas também de pessoas comuns, retratando a realidade carioca, como favelas e bailes funk, e não apenas os pontos turísticos. (Quer ver algumas fotos? http://g1.globo.com/Noticias/0,,GF52689-7084,00.html)

Também em 2011, Terry chocou ao divulgar o registro que fez do último dia de vida de sua mãe, com 74 anos, internada na ala intensiva de um hospital nos Estados Unidos. As fotos são comoventes, mas, novamente trazem a tona o gosto do fotógrafo por temas polêmicos. No final desse mesmo ano, lançou o livro intitulado “Mom and Dad” como homenagem aos seus pais, da qual ele sempre demonstrou ser muito apegado, já que sempre os fotografou em diversas situações.

mae de terry ultimo dia virgula.jpg Registro de Annie Lomax Fonte: Vírgula

Ele possui um diário virtual que atualiza com fotos de seu dia-a-dia, provando que tem talento até para fotografar lugares, objetos e paisagens comuns.

all you can eat.jpg Fonte: terrysdiary.com

A lente subversiva de Terry encanta à todas celebridades e fez com que ele se tornasse o mais queridinho fotógrafo. Causando polêmica ou não, Terry consegue o que quer: estar sempre no foco dos holofotes.

28terry-richardson-nicholas-cage_628.jpg Nicolas Cage Fonte: GQ Magazine gisele.jpg Gisele Bundchen Fonte: Tumblr


Débora Cerveira

Formada em moda e amante do universo das artes. Apaixonada por literatura e colecionadora de sonhos. Maluca por natureza..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/fotografia// @destaque, @obvious //Débora Cerveira