Terry Richardson e sua fotografia subversiva
Terry Richardson. Fonte: Tumblr
Filho de Bob Richardson, também fotógrafo e da designer Annie Lomax, o excêntrico fotógrafo de moda americano, Terry Richardson, nasceu em Nova Iorque, em 1965 e fez fama com suas fotos divertidas e singulares, conquistando o público e fazendo com que todas as celebridades desejassem posar para os cliques da sua câmera.
O artista iniciou sua carreira em fotografia como assistente de Tony Kent, fotógrafo conhecido de sua mãe, ainda adolescente. Terry fez e ainda faz diversos editoriais para revistas consagradas como Vogue, Harper's Bazaar, Rolling Stones, e muitas outras, além de fotografar para inúmeras marcas de moda, como Hugo Boss e Levi's. Conhecido por fotografar celebridades (é amigo de muitas delas!), Terry construiu sua identidade como artista utilizando somente o fundo branco básico, captando com espontaneidade cada pessoa na mais simples das situações.
Sky Ferreira Fonte: terrysdiary.com
Lindsay Lohan. Fonte: terrysdiary.com
Terry já fotografou artistas como Obama, Lady Gaga, Amber Heard, Miranda Kerr, Lindsay Lohan, Gisele Bundchen, Katy Perry, James Franco e inúmeros outros.
Ele mesmo adora sair nas fotos, tanto que quando produziu um editorial para a marca de joias do designer David Webb, ele encomendou bonecos em borracha com seu rosto, estratégia encontrada para se "vender" como fotógrafo, já que as joias eram o foco do editorial.
Campanha David Webb Fonte: Fashion Gone Rogue
Além da fama de fotografar famosos, Terry adora abordar temas inusitados como a sexualidade e o bizarro, propondo uma nova forma de enxergar a beleza. Quando trabalha com o tema sexualidade, ele nos traz um novo olhar, carregando suas imagens de duplo sentido, mas, não podemos deixar de destacar, sempre com extrema beleza, originalidade, diversão e muitas vezes, polêmica, características que são fortíssimas em seu trabalho.
Em 2011, Terry foi o fotógrafo convidado para produzir o livro “Rio – Cidade maravilhosa”, que conta com a participação não só de famosos, mas também de pessoas comuns, retratando a realidade carioca, como favelas e bailes funk, e não apenas os pontos turísticos. (Quer ver algumas fotos? http://g1.globo.com/Noticias/0,,GF52689-7084,00.html)
Também em 2011, Terry chocou ao divulgar o registro que fez do último dia de vida de sua mãe, com 74 anos, internada na ala intensiva de um hospital nos Estados Unidos. As fotos são comoventes, mas, novamente trazem a tona o gosto do fotógrafo por temas polêmicos. No final desse mesmo ano, lançou o livro intitulado “Mom and Dad” como homenagem aos seus pais, da qual ele sempre demonstrou ser muito apegado, já que sempre os fotografou em diversas situações.
Registro de Annie Lomax Fonte: Vírgula
Ele possui um diário virtual que atualiza com fotos de seu dia-a-dia, provando que tem talento até para fotografar lugares, objetos e paisagens comuns.
A lente subversiva de Terry encanta à todas celebridades e fez com que ele se tornasse o mais queridinho fotógrafo. Causando polêmica ou não, Terry consegue o que quer: estar sempre no foco dos holofotes.
Nicolas Cage Fonte: GQ Magazine
Gisele Bundchen Fonte: Tumblr