conversa de botequim

prosa-poesia-cinema-tv-música

Audrey de Mattos

Formada em Jornalismo e em Letras. Doutoranda em Estudos Literários.
Fale com a autora: [email protected]

  • surrealismo Rene Magritte The Human Condition.jpg
    Num conto sem nome uma viagem ao surrealismo

    Em um conto inominado - e inominável, creio eu - Bruna Marcheti de Mattos atualiza as atmosferas da arte surrealista e, a exemplo do mestre catalão Salvador Dalí, usa como material os próprios preceitos da estética vanguardista preconizados por André Breton: num espaço difuso entre o sonho e a vigília, desenrola-se um relato absolutamente perturbador.

  • aprisionar tosa geométrica.jpg
    Prazer em aprisionar: esse mesquinho impulso tão humano

    Movido talvez por uma inveja visceral, já que segue sua vida construindo amarras para si próprio, o ser humano alimenta um impulso sádico que o faz encarcerar plantas e animais, sentindo um absurdo prazer na contemplação da infelicidade alheia.

  • Akemi.jpg
    A carta roubada

    O que acontece quando a carta certa vai parar nas mãos erradas?

  • bonequinhos casal de velhinhos.jpg
    A costureira, o humorista e o universo insuspeitado de uma jovem contista

    ... e eis que me chega às mãos um novo texto de Bruna Marcheti, um pequeno escrito equilibrado numa frágil linha entre o conto e a crônica.

  • pombas.jpg
    Avant!

    ...seu corpo se ressentia do contato com a mulher embaixo de si, o suor os empapava, mas sentia uma premência qualquer, algo a exortá-lo...

  • ferreira gullar.jpg
    Poesia no século XXI: rumos

    O poeta contemporâneo ainda tem com que se espantar?

  • totoro 3.jpg
    Meu vizinho ou... Meu amigo Totoro

    Bruna Marcheti, estudante de História, oferece uma análise sensível e, ao mesmo tempo, vibrante, do filme Meu amigo Totoro, que também pode ser encontrado sob a versão Meu vizinho Totoro. Um olhar que enriquece a nossa própria leitura de espectadores do filme.

  • Capa_O_homem_inacabado_press.jpg
    O HOMEM INACABADO DE DONIZETE GALVÃO

    A resenha a seguir foi publicada pela primeira vez, com algumas modificações, no volume 12 (2012) da Revista Texto Poético, veículo do Grupo de Estudos de Teoria do Texto Poético da Anpoll.

  • Ricky e as irmãs.jpg
    Ironia, sátira e sarcasmo: o humor de Pedro Almodóvar em Ata-me

    O clássico do diretor espanhol Pedro Almodóvar, de 1990, subverte os elementos convencionais dos contos de fadas e escancara o prazer sexual como motor dos relacionamentos.

  • imagesCA6XXJSN.jpg
  • inicio do mundo jpeg.JPG
    "A história do mundo em 2 minutos"

    Joe Bush editou imagens icônicas dos principais momentos da humanidade: da explosão criadora à destruição, o homem como meio e fim do mundo.

  • An instagram short film - foto sapato.JPG
    Do caos ao curta: "an instagram short film"

    Artista dá vida a imagens publicadas no Instagram.

    Observando a profusão de imagens "parecidas" postadas por instagramers ao redor do mundo, o diretor de arte Thomas Jullien resolveu criar uma estrutura a partir do caos representado por tais imagens dispersas.

  • sexo h e m 2.jpg
    Procrastinação

    Uma palavra que eu acho que tem o significado errado é o verbo procrastinar. Essa palavra me parece algo que se faz entre quatro paredes, tão bom que ninguém tem coragem de deixar para depois.

  • joelho esfolado.jpg
    Grito
    Há de ser chegada a hora em que não haja nada a transbordar do vazio nenhuma dor nenhuma perda a ser contabilizada... nenhum grito gemido uivo nenhum corte ou ferimento Enfim nenhum sentimento. Bendita hora que ora passa ao largo a sua hora, a ...
  • Antonio Botto chapeu.bmp
    Antonio Botto, poeta e esteta

    Uma característica marcante do poeta Antonio Botto é a sua qualidade de esteta. Botto, que cantava o corpo masculino como ideal de beleza apolínea, já teve sua obra relacionada a uma possível homossexualidade do autor. Neste artigo não nos preocupamos em relacionar dados da vida privada do autor a fatos da obra e analisamos, puramente, sua qualidade de esteta, servindo-nos, para isso, dos conceitos de Fernando Pessoa, apresentados em seu artigo “Antonio Botto e o ideal estético criador”, além das opiniões de Luiz Edmundo Bouças Coutinho e de estudos de João Gaspar Simões e Raúl E. Romero.