conversa de botequim

prosa-poesia-cinema-tv-música

Audrey de Mattos

Formada em Jornalismo e em Letras. Doutoranda em Estudos Literários.
Fale com a autora: [email protected]

Do caos ao curta: "an instagram short film"

Artista dá vida a imagens publicadas no Instagram.

Observando a profusão de imagens "parecidas" postadas por instagramers ao redor do mundo, o diretor de arte Thomas Jullien resolveu criar uma estrutura a partir do caos representado por tais imagens dispersas.


An instagram short film - foto sapato.JPG Partindo de lugares comuns como a compulsão por fotografar os pés, Jullien mostra a sua (?) visão de um universo (quase) invariável.

Thomas Jullien é um premiado diretor de arte francês (Ouro no World Media Festival de 2012) apaixonado, em suas próprias palavras, pelos designs simples e mínimos. Egresso da Escola de Design Gráfico de Chambery, Jullien tem no currículo trabalhos para empresas como Adidas, ING e Heineken.

O "Instagram short filme", como Jullien chama simplesmente seu curta-metragem produzido a partir de 852 imagens postadas por 852 diferentes usuários do Instagram, busca mostrar as infinitas possibilidades das mídias sociais.

Segundo o artista, a ideia foi "criar" uma estrutura partindo do caos de imagens. A nosso ver, entretanto, Thomas Jullien revelou uma estrutura já existente, porém fragmentada no olhar dos milhões de usuários das redes sociais.

Ao assistir o curta, nos damos conta da invariabilidade dos olhares ao redor do mundo, do acento monolítico na nossa apreensão do universo e do papel relevante da arte na ruptura de paradigmas e na instauração de novos rumos.


Audrey de Mattos

Formada em Jornalismo e em Letras. Doutoranda em Estudos Literários. Fale com a autora: [email protected]
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/artes e ideias// @destaque, @obvious //Audrey de Mattos