cultura intratecal

Blog de cinema

Bruno Knott

Bruno Knott é um entusiasta de todas as formas de arte, mas prefere o bom cinema.

O Primeiro Filme

Em 1878, Eadweard Muybridge mostrou ao mundo o que muitos consideram o primeiro filme já feito: The Horse in Motion.


eadweard-muybridge.jpg Eadweard Muybridge

Nascido na Inglaterra em 1830, o fotógrafo Eadweard Muybridge começou a ganhar reconhecimento quando decidiu se mudar para os Estados Unidos, onde realizou importantes trabalhos na California e no Alasca, inclusive sendo contratado pelo governo.

E foi nesta época que um ex-governador californiano pediu para Muybridge provar que o cavalo quando corre fica com as quatro patas no ar. Para comprovar isso, Muybridge colocou 12 câmeras separadas por cerca de 50 centímetros e criou um mecanismo que permitia que cada câmera disparasse automaticamente no momento certo. Chegou-se a conclusão de que, realmente, em um dado momento nenhuma pata do cavalo toca o chão.

cavalo-galopando.jpg Estudo com cavalo

Muybridge realizou diversos estudos envolvendo animais e seres humanos com essa técnica e, em seguida, criou o chamado zoopraxiscópio para projetar os retratos com movimento em uma tela. Foi um sucesso de público e nos meios científicos. Muitos consideram The Horse in Motion como o primeiro filme realizado.

O que é certo é que ele lançou as bases do cinema como o conhecemos hoje, inspirando diretamente Thomas Edison na invenção do cinetógrafo (1888) e os irmãos Lumière na invenção do cinematógrafo (1895).

Neste link podemos ver alguns dos estudos realizados por Muybridge: aqui.

E como curiosidade, uma homenagem do U2 a técnica de Muybridge no clipe de Lemon. Confira AQUI.


Bruno Knott

Bruno Knott é um entusiasta de todas as formas de arte, mas prefere o bom cinema. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @destaque, @obvious //Bruno Knott