culturiar

Culturiar é uma neologia, um verbo que exemplifica o nossa curiosidade sobre a cultura.

Mário Lúcio

Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo da Grande São Paulo...

A Paz

Uma soneca que inspirou um dos grandes sucessos da MPB


Gilg.jpgMuitos de vocês já devem ter ouvido a bela canção de autoria de Gilberto Gil e João Donato intitulada “A Paz”, de versos inconfundíveis e com um ritmo lento e calmo, essa música da década de 80 traz consigo particularidades que só a MPB é capaz de proporcionar. João Donato, parceiro de Gil na composição, um dia chegou à casa de seu amigo em São Paulo empolgado, carregando consigo um gravador com várias músicas com o nome Leila e um número a seguir, Gil conta que havia umas 16 ou 17, Leila era o nome de uma ex-namorada de Donato e assim que ele batizou aquelas gravações. Gil, exímio letrista estava ocupado e preocupado com um compromisso que teria que ir naquela tarde dizendo que pensava nisso depois, João acabou por cochilar no sofá, vendo aquela cena de sublime sossego, Gil sentiu-se inspirado a escrever, a gravação com o nome Leila IV foi a base para a letra.

A Paz A paz Invadiu o meu coração De repente, me encheu de paz Como se o vento de um tufão Arrancasse meus pés do chão Onde eu já não me enterro mais

A paz Fez o mar da revolução Invadir meu destino; a paz Como aquela grande explosão Uma bomba sobre o Japão Fez nascer o Japão da paz

Eu pensei em mim Eu pensei em ti Eu chorei por nós Que contradição Só a guerra faz Nosso amor em paz

Eu vim Vim parar na beira do cais Onde a estrada chegou ao fim Onde o fim da tarde é lilás Onde o mar arrebenta em mim O lamento de tantos "ais"

Gilberto Gil teve como lembrança o título do livro Guerra e Paz, de Liev Tolstói. A letra foi sendo arquitetada sobre essa conhecida contradição, durante as estrofes vemos os meandros entre uma e outra dando ares de genialidade numa intersecção entre as duas. Um exemplo claro disso é percebido nos versos; “Uma bomba sobre o Japão/Fez nascer o Japão da paz”, interessante como Gil relata algo de extremo terror como a Bomba Atômica que acabou culminando no fim da Segunda Guerra Mundial e que, entretanto transformou o país.


Mário Lúcio

Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo da Grande São Paulo....
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/// @destaque, @obvious //Mário Lúcio
Site Meter