culturiar

Culturiar é uma neologia, um verbo que exemplifica o nossa curiosidade sobre a cultura.

Mário Lúcio

Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo da Grande São Paulo...

Cara de um, focinho de outro!

A vida imita a arte é um clichê que se emprega muito bem em alguns filmes, tendo como base a proximidade fisionômica de quem atua com o personagem.


Thumbnail image for ashton_steve.jpgEm Janeiro desse ano, o ator Ashton Kutcher postou uma foto no Twitter caracterizado de Steve Jobs, personagem que fez no cinema e que tem estreia prevista no Brasil para Setembro. O que impressionou foi à semelhança entre Kutcher do lado esquerdo da foto com Jobs do lado direito, as caracterizações nos filmes hoje em dia estão cada vez mais perfeitas, em alguns casos nem se faz tão necessária tendo em vista o quanto o ator ou atriz já se parecia com o personagem a ser interpretado. Na Sétima arte temos vários exemplos disso, vamos recordar outros “sósias”:

Daniel Day Lewis (Abraham Lincoln em Lincoln)

personalidades-e-atores-sosias-3-daniel-day-lewis-abraham-lincoln-600x274.jpg Com esse papel Daniel Day Lewis conquistou seu terceiro Oscar na carreira como melhor ator, em entrevista ao Fantástico no começo do ano Spielberg revelou que sempre pensou em Lewis para fazer Lincoln.

Anthony Hopkins (Alfred Hitchcock em Hitchcock)

personalidades-e-atores-sosias-8-anthony-hopkins-alfred-hitchcock-600x280.jpg Para atingir esse resultado, cada aplicação de maquiagem levava em torno de duas horas ou mais. O filme e o ator foram indicados a vários prêmios.

Meryl Streep (Margaret Thatcher em A Dama de Ferro)

personalidades-e-atores-sosias-15-meryl-streep-margaret-thatcher-600x448.jpg Um filme com estimativa de orçamento de 13 milhões de dólares e que proporcionou Maryl Streep a ser indicada ao Oscar e ganhar o Globo de Ouro.

Ben Kingsley (Mahatma Gandhi em Gandhi)

personalidades-e-atores-sosias-19-ben-kingsley-mahatma-gandhi-600x397.jpg Gandhi é um clássico do cinema na década de 80, ganhou os principais prêmios da categoria e Ben apesar de britânico tem ascendência indiana.

Robert Downey Jr.(Charlie Chaplin em Chaplin)

personalidades-e-atores-sosias-29-robert-downey-jr-charlie-chaplin-600x278.jpg Robert Downey Jr. é mais conhecido entre o público por ser o marrento Tony Stark (Homem de Ferro), mas ele já fez o gênio Chaplin no começo da década de 90, teve várias indicações de prêmios, mas só venceu o BAFTA como melhor ator.

No Brasil recentemente tivemos dois casos de caracterizações beirando a perfeição,

Nelson Xavier (Chico Xavier em Chico Xavier)

IFOT_30587.jpg Apesar de ateu, Nelson durante as filmagens se sentiu emocionado e com a sensação de que Chico Xavier estava ali o tempo todo. O filme alcançou a marca de mais de 3,5 milhões de espectadores nos cinemas.

Júlio Andrade (Gonzaguinha em Gonzaga - de pai para filho)

gonzaguinha.jpg Júlio sempre foi um grande fã de Gonzaguinha, já revelou que quando soube do filme falou para amigos de que seria o Gonzaguinha, dedicou-se ao máximo para conseguir o papel e não poderia ter sido oferecido a outro, tamanha a semelhança.


Mário Lúcio

Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo da Grande São Paulo....
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// //Mário Lúcio
Site Meter