culturiar

Culturiar é uma neologia, um verbo que exemplifica o nossa curiosidade sobre a cultura.

Mário Lúcio

Eu sou apenas um rapaz afro descendente com um pouco de dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo da Grande São Paulo.

"E eu desistiria da eternidade para te tocar..."

Dissertando um pouco sobre o clássico filme dos apaixonados.


city-of-angels.jpgQuem já escutou a música Iris da banda norte-americana Goo Goo Dolls irá reconhecer na hora o título desse artigo, essa canção é o tema de um dos filmes mais vistos pelos casais apaixonados, Cidade dos Anjos. Numa breve sinopse do enredo trata-se de um anjo chamado Seth (Nicolas Cage) que tem a missão de proteger a cidade de Los Angeles, aliás, diga-se de passagem, foi uma bela sacada dos autores da obra, afinal o nome da cidade vem do espanhol colonial que significa “Os anjos”. Seth acompanha as almas no momento derradeiro da transição para a morte, tanto ele quanto os outros anjos do filme podem ouvir os pensamentos das pessoas, confortam-nas da melhor maneira possível e desfrutam da música celestial ao nascer e ao pôr do sol, mas não podem sentir as emoções dos seres humanos. Enquanto ocorria uma cirurgia, Seth aguardava para acompanhar o homem que estava sendo operado, ele acaba prestando atenção nos pensamentos da cirurgiã Maggie Rice (Meg Ryan), que fica em desespero quando o paciente vem a falecer. No momento de desespero, seus olhos se encontram e Seth fica desnorteado e de certa forma interessado nela. Ele resolve segui-la e descobre que ela pode vê-lo e conversar, sem saber de sua condição imortal. Seth se apaixona e decide abrir mão da imortalidade celestial para viver ao lado de Maggie como um humano. asas-do-desejo.jpgA história comovente não é a primeira abordando esse tema, talvez alguns ainda não saibam é que Cidade dos anjos foi inspirada na película alemã de 1987, Der Himmel über Berlin, que na tradução significa O céu sobre Berlim, mas no Brasil virou Asas do Desejo. O filme do diretor Win Wenders ganhou vários prêmios na época entre eles o Festival de Cannes na França e serviu de base para a produção americana, aqui no Obvious o nosso colega Marcelo Vinicius já escreveu brilhantemente sobre Asas do Desejo (cliquem no nome dele para ler sobre). E para encerrar e fazer jus ao lema desse site em que devemos ter um olhar mais demorado sobre as coisas existem curiosidades sobre o filme Cidade dos Anjos que possivelmente não nos atentamos ou não ficamos sabendo; Quando mostram tomadas de qualquer um dos anjos, eles dificilmente piscam. Nicolas Cage treinou para não piscar e foi capaz de fazê-lo por muitos minutos quando o filme foi feito. Porém, uma vez que ele se tornou humano, pôde piscar tudo que ele queria.

Johnny Depp foi considerado para o papel que ficou com Cage.

A dedicatória "Para Dawn" é para o produtor Dawn Steel, que morreu devido a um tumor cerebral, antes de o filme ser lançado.

2026894,yp+T7PMY5lKvdiJRNP2232rRcIxVh8A_S7N9IsWuz4QEwaEPZZrjpU+rJbihmueTTpJCTKIusJ0qmDEDRKo4WA==.jpgA cena no último andar com Dennis Franz e Nicolas Cage sentados em um andaime no alto da cidade, foi filmada de verdade. Ambos os atores tinham medo de altura.

Quando Maggie pergunta a Seth o que ele faz para viver, ele diz que é um mensageiro. Em grego, a palavra para mensageiro é "Angelos". É daí que temos a palavra anjo.

Quando Seth aparece na Terra, surgem imagens de sua memória em preto e branco. Devido a sua condição de anjo, Seth não pode ver ou distinguir as cores. É uma referência ao original alemão, Asas do desejo, onde os anjos não eram capazes de ver em cores.

Quando Seth se torna um ser humano, ele só podia compreender a língua inglesa. Isso é o oposto de Asas do Desejo, onde Damiel (Bruno Ganz) pode falar qualquer língua depois de cair para a Terra e se tornar humano.

Quando Seth e Nathaniel se encontram no café pode ser ouvida ao fundo a música "If God will send his angels", interpretada pelo U2. Mais tarde, a banda de rock irlandesa usou o mesmo café para o videoclipe da canção.


Mário Lúcio

Eu sou apenas um rapaz afro descendente com um pouco de dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo da Grande São Paulo. .
Saiba como escrever na obvious.
version 6/s/// //Mário Lúcio
Site Meter