culturiar

Culturiar é uma neologia, um verbo que exemplifica o nossa curiosidade sobre a cultura.

Mário Lúcio

Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo da Grande São Paulo...

Prezado amigo Afonsinho

Quem já ouviu a música Meio de Campo já deve ter se perguntado quem é esse tal de Afonsinho que a Elis Regina tá cantando?


Ellis.jpg"Prezado amigo Afonsinho eu continuo aqui mesmo aperfeiçoando o imperfeito dando um tempo, dando um jeito desprezando a perfeição que a perfeição é uma meta defendida pelo goleiro que joga na seleção e eu não sou Pelé nem nada se muito for, eu sou um Tostão fazer um gol nessa partida não é fácil, meu irmão"

Não sei vocês mas eu adoro Elis Regina e essa música citada acima se chama Meio de campo e foi composta por Gilberto Gil. O personagem central desse enredo, o tal "Afonsinho" existe e aliás é um cara de grande importância na história do futebol brasileiro.

afonsinho - abre.jpgAfonso Celso Garcia Reis, o Afonsinho foi o primeiro jogador de futebol no Brasil a conseguir o passe livre¹, isso lá pela década de 70, uma época que o Brasil vivia as agruras da Ditadura Militar.

Afonsinho tornou-se conhecido pela luta contra duas ditaduras, a dos militares; e a que escravizava os jogadores de futebol naquela época, o passe. E tudo isso aconteceu por conta de um episódio no Botafogo, ele ainda muito jovem, já havia liderado seus companheiros de equipe contra os dirigentes do clube por pagamentos de prêmios atrasados, mas acabou entrando para a história um tempo depois a esse episódio quando foi barrado pelos mesmos dirigentes e pelo técnico Zagallo por usar barba e cabelo comprido, um visual “subversivo”, segundo eles. Ganhou na justiça seus direitos e muito mais do que isso, abriu caminho para que outros jogadores também lutassem pelos seus direitos trabalhistas.

O ex-meia direita hoje é médico do INSS no Rio de Janeiro e também faz parte de um projeto social chamado ONG IBISS que consiste em auxiliar o próximo.

afonsinho - foto 3.jpg Se vocês quiserem saber mais sobre a história de Afonsinho existe o livro "Prezado amigo Afonsinho" de Kléber Maziero de Souza pela Editora Método. O livro reúne grandes histórias, desde a Ditadura até Carnaval, traça uma linha do tempo da vida de Afonsinho e de tudo aquilo que teve que enfrentar, boas resenhas de futebol.

¹É quando um jogador não possui contrato com nenhum clube, e aí pode escolher onde quer jogar sem que seja necessário o pagamento de uma multa rescisória, já que ele não está preso a nenhuma equipe.

Fonte de inspiração para o artigo: http://www.literaturanaarquibancada.com/2012/05/prezado-amigo-afonsinho.html


Mário Lúcio

Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo da Grande São Paulo....
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/// //Mário Lúcio
Site Meter